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IA@Escola - Inteligência Artificial na Escola


Inteligência Artificial Piauí

A Secretaria de Educação (SEDUC) do Estado do Piauí, liderada pelo Secretário de Educação, Washington Bandeira, e alinhada ao plano de governo de Rafael Fonteles, lançou uma iniciativa pioneira ao introduzir a disciplina de Inteligência Artificial (IA) para alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. Este projeto visa capacitar mais de 600 professores e beneficiar cerca de 120 mil estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades trazidas pela revolução tecnológica. A disciplina abrange temas essenciais como Curadoria de Dados, Aprendizagem de Máquina e Processamento de Linguagem Natural, combinando teoria e prática em 17 planos de aula.

A metodologia utilizada foi a de Sala de Aula Invertida, onde videoaulas foram disponibilizadas previamente, permitindo que os encontros síncronos fossem focados em esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos. Sete professores formadores e uma supervisora de tutoria coordenaram a formação, apoiados por 20 tutores que acompanharam grupos de professores em encontros semanais. A abordagem enfatizou tanto o "pensar com a IA" (uso da IA para resolver problemas) quanto o "pensar sobre a IA" (compreensão do funcionamento da IA), destacando sempre as vantagens e os riscos associados a essa tecnologia.

No ano de 2024, o projeto pioneiro nas américas foi apresentado durante a Semana de Aprendizagem Digital da Unesco, em Paris (França).

Este projeto não apenas coloca o Piauí na vanguarda da educação em IA, mas também prepara seus jovens para um futuro onde a tecnologia desempenha um papel central. Ao integrar esses conhecimentos no currículo escolar, reforçamos nosso compromisso com a inovação e a qualidade na educação, garantindo que nossos alunos estejam prontos para os desafios do século XXI.

Depoimentos

Prof. Antonio, CETI Antonio Freitas, José de Freitas.

"A inclusão da Inteligência Artificial como componente curricular nas escolas da rede Pública do Piauí é um avanço significativo na Educação Básica de um modo geral. Além de ensinar as aplicações e os aspectos técnicos dessa componente como também a discipliná-los, é importante também indagar reflexões sobre suas implicações éticas e culturais. A IA traz benefícios ao melhorar a eficiência de diversos serviços, porém é necessário discutir preocupações significativas, como por exemplo quais serviços a executar para que não ocorra transtornos emocionais e desconforto de dados pessoais ao se inserir com esses tipos de aplicativos ou outros."

Profa. Clarice, Unidade Escolar Helvidio Nunes, São José do Piauí

"A disciplina de Inteligência Artificial trouxe dúvidas e medos, tanto por parte de nós profissionais, como por parte dos alunos. No início das aulas foi possível ver a curiosidade de grande parte dos alunos em conhecer o novo, em saber realmente de que se tratava a Inteligência Artificial. Com o curso de capacitação ficou bem mais claro e abriu um leque de possibilidades de utilização da IA em sala de aula."

Profa. Dielly, CETI Fauzer Bucar, Floriano

"Imergir nesse universo de estudos sobre inteligência artificial foi algo enriquecedor e muito desafiador. Através dos conteúdos disponibilizados na plataforma e pelas reuniões online com os tutores e demais colegas de curso, pudemos trocar suas experiências e debater sobre os temas estudados, podendo assim seguir com as aulas, sempre trazendo mais pontos de vista e ideias para aplicação em sala de aula. Todo esse suporte foi essencial para que cada um pudesse prosseguir com sua responsabilidade para com sua missão, a qual sou muito grata.”

Prof. Gabriel, CETI João de Deus Carvalho, Inhuma

"O curso de inteligência artificial proporcionou ao professor a oportunidade de atualização em uma área que, como tudo indica, veio para ficar na rotina escolar de alunos e professores. A revolução digital impulsiona uma evolução urgente na forma como os educadores são formados, exigindo estratégias inovadoras que transcendam as práticas tradicionais de treinamento.

Prof. Giliard, CETI Cícero Coelho, Uruçuí

"Este curso contribui para a nossa compreensão do papel da inteligência artificial na educação e abre caminho para futuras pesquisas sobre como usar a tecnologia de forma ética e eficaz para proporcionar experiências de aprendizagem. Para implementar de forma eficaz e eficiente a inteligência artificial (IA) na educação, é importante ter um conjunto de recomendações básicas. Primeiro, é importante ser transparente em todo o processo. Isto inclui comunicar como os algoritmos de IA são desenvolvidos, treinados e utilizados, bem como garantir que os alunos e educadores compreendem como a IA afeta a aprendizagem e o ensino e garantir precisão e inclusão."

Prof. Gleison, CETI Letícia Macedo, Anísio De Abreu

"A ação de incluir Inteligência Artificial como componente curricular nas escolas da rede estadual do Piauí, representa um avanço importante na Educação Básica. Com isso, é importante enfatizar que, colocar em pauta as mais variadas questões sobre o uso ético e responsável da Inteligência Artificial e preparar os alunos para as novas exigências do mundo do trabalho, culminará em impactos positivos frente ao uso correto de ferramentas tecnológicas. Para o professor de Inteligência Artificial no Ensino Médio, é importante não apenas ensinar, demonstrar as aplicações e os aspectos técnicos dessa disciplina, mas principalmente instigar reflexões sobre suas implicações éticas."

Prof. João, CETI São José do Piauí, Anísio De Abreu

"Como professor do curso de Introdução à Inteligência Artificial em uma escola no interior do Nordeste, me deparei com problemas únicos que exigiram determinação e criatividade. Cada aula se transformou em uma jornada de descobertas mútuas neste ambiente, onde a tecnologia frequentemente é vista como um luxo distante. Desde minha primeira reunião com meus alunos, ficou claro que, apesar da escassez de recursos, meu desejo de aprender era inegável. [...] A familiarização dos alunos com os conceitos básicos da tecnologia foi um outro obstáculo no início. Para muitos, o mundo dos computadores era inexplorado. No entanto, construímos os fundamentos do entendimento da IA com perseverança e criatividade.”

Prof. Laedson, CETI Desembargador Amaral, Curimatá

"Primeiramente, é louvável por parte da SEDUC-PI a ação de incluir a Inteligência Artificial como componente curricular nas escolas da rede estadual do Piauí, pois sinaliza uma importante evolução no campo educacional. Este componente tem um papel cada vez mais significativo na educação escolar, oferecendo uma variedade de benefícios que podem transformar a maneira como o ensino e a aprendizagem ocorrem e, também, prepara os alunos para enfrentar as novas exigências do mercado de trabalho e da sociedade, promovendo o uso ético e responsável das tecnologias emergentes. Ressalta-se o quão importante está sendo a experiência de implementação dos planos de aula fornecidos pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), pois, essa integração da IA no currículo escolar vai equiparar os alunos com conhecimentos e habilidades essenciais para o futuro."

Prof. Pedro, CETI Pedro Mendes Pessoa, Beneditinos

"Durante três meses, as salas do ensino médio foram transformadas em palcos para a exploração e compreensão da inteligência artificial. O entusiasmo inicial era palpável, à medida que os alunos mergulhavam nesse campo fascinante e complexo. No primeiro mês, as bases foram estabelecidas. Os alunos foram introduzidos aos conceitos fundamentais da IA, desde suas origens históricas até as aplicações modernas. A sala de aula ganhou vida com debates acalorados sobre ética e o futuro da IA, enquanto os estudantes mergulhavam em atividades práticas de programação básica.