Início Referencial Planos Ferramentas Livro Piaui Equipe Computacional

IA@Escola - Inteligência Artificial na Escola


Referencial Curricular

O documento é uma proposta de um Referencial Curricular para se trabalhar o campo da Inteligência Artificial (IA) no ensino médio, criado com o objetivo de fomentar a reflexão crítica e a criação de práticas curriculares para a promoção de aprendizagens, vistas como necessárias para aproximar a escola ao cenário tecnológico contemporâneo.

Ele foi criado no contexto do projeto Capacitação em IA para o desenvolvimento do Pensamento Computacional nas Escolas Públicas do RS (CIARS), encabeçado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em conjunto com o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), em diálogo com a secretaria de educação do estado.

As competências utilizadas foram selecionadas esperando sintetizar saberes necessários para uma compreensão inicial da IA, tanto com relação aos aspectos tecnológicos (como a IA funciona?) quanto simbólicos (o que significa e o que representa?). As habilidades e os objetos de conhecimento foram elencados por pesquisadores da área, em diálogo com pesquisadores da educação, servindo para orientar a produção de objetos de aprendizagem relacionados à IA, que provoquem experiências diversificadas, integrando saberes e tecnologias como ferramentas para se pensar com, e não apenas se pensar sobre. Por essa proposta, o texto também inclui um conjunto de atividades voltadas a estudantes e professores do Ensino Médio.

As competências foram utilizadas com o intuito de sintetizar os saberes necessários para uma compreensão inicial da IA, tanto com relação aos aspectos tecnológicos (como a IA funciona?) quanto simbólicos (o que significa e o que representa?). Trata-se de uma compreensão inicial (versão 1.0), pois não tem a pretensão de esgotar o vasto campo de possibilidades da IA. Entendemos tais competências como proposições abertas ao diálogo com educadores e jovens, no sentido de enriquecer e qualificar a proposta.

As habilidades foram elencadas em conjunto com pesquisadores da área, e servem para orientar a produção de objetos de aprendizagem relacionados à IA. Tais objetos de aprendizagem foram produzidos com a intenção de provocar experiências diversificadas, cujas habilidades integram saberes e tecnologias ("as ferramentas para pensar com...").

O Referencial Curricular em Inteligência Artificial no Ensino Médio é uma iniciativa pública de extensão universitária, cujo objetivo é pesquisar e desenvolver materiais para se trabalhar Inteligência Artificial, nas escolas. Este documento é uma primeira proposta para organizar competências e habilidades, iniciando um debate sobre seu uso para a educação básica.

Download

COMO CITAR:
VICARI, Rosa; BRACKMANN, Christian; MIZUSAKI, Lucas; LOPES, Daniel; BARONE, Dante; CASTRO, Henrique. Referencial Curricular: Inteligência Artificial no Ensino Médio. 2022. ISBN 978-65-00-58427-1. DOI 10.13140/RG.2.2.23179.98089. Disponível em: http://inf.ufrgs.br/ciars