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Referencial Curricular


As tecnologias digitais vêm transformando a maneira como nos comunicamos, trabalhamos e nos relacionamos, impactando também a economia. Deixaram de ser consideradas "limpas", pois afetam a natureza, e essa mudança se reflete na educação. Por isso, é importante compreender quais discursos de inovação chegam ao ambiente educacional. O que potencializa as habilidades humanas ou o que apenas busca manter o lucro e a produtividade dos novos grupos econômicos dominantes. De qualquer forma, a Inteligência Artificial (IA) é uma inovação. Ela é uma tecnologia diferente das outras trazidas pela computação. Até então, a computação fornecia ferramentas para auxiliar os humanos nas suas diferentes tarefas diárias. A IA, no entanto, é diferente. Por exemplo, uma apresentação em PowerPoint é uma ferramenta que não possui conhecimento, não raciocina, não tem objetivos a serem alcançados e não toma decisões. Essas características a aproximam de uma calculadora, cuja intencionalidade depende inteiramente de quem a utiliza. Já os sistemas de IA, possuem características distintas. Eles se adaptam aos seus usuários. Por exemplo, um sistema de busca inteligente que busca fornecer resultados potencialmente úteis, os classifica por relevância e aprimora suas respostas com base na interação do usuário. Ou seja, trata-se de um sistema proativo.

Neste contexto, as escolas precisam buscar metodologias pedagógicas inovadoras capazes de despertar o interesse e entusiasmar os estudantes. Além disso, é necessário refletir não apenas sobre como a tecnologia transforma a educação, mas também sobre que tipo de educação a tecnologia demanda. Isso implica questionar os limites da inovação marcadamente tecnológica frente a uma educação mais ampla. Com a IA ganhando espaço, torna-se cada vez mais necessário compreender seu impacto na formação humana.

Se novas competências e habilidades sobre tecnologias são necessárias, também são necessárias novas habilidades e competências para se conviver com estas tecnologias, em particular, com a IA. Ela vem quebrando paradigmas. Até aqui, a IA do aprendizado de máquina (machine learning) impulsionou a IA, mas trouxe os vieses de forma acentuada, a incerteza nas respostas e a falta de transparência aos algoritmos, cada vez mais complexos. Na sequência, a IA generativa (generative AI) trouxe novos desafios, que mexem com áreas consideradas tipicamente humanas, como a criatividade. A IA generativa, não apenas prevê a próxima palavra, com base nos dados do passado, mas também gera textos, áudios, imagens e vídeos. A criatividade era uma habilidade considerada, até aqui, tipicamente humana. Além disso, a criatividade nos traz mais incerteza e aumenta a desconfiança nos resultados destes sistemas. Eles são criados para nos fornecer respostas credíveis e não, necessariamente corretas.

Dentro deste contexto, habilidades digitais também são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho e, ao longo dos últimos anos, o ensino de computação tem ganhado cada vez mais espaço, seja por meio de programas de inclusão digital, de componentes curriculares específicos ou por meio da sua inclusão de maneira transversal nas outras áreas do saber.

Sendo assim, o referencial curricular para o Ensino Fundamental (séries iniciais e finais) visa desenvolver as seguintes dimensões: Interação Humano-IA, Percepção, Representação e Raciocínio, Aprendizado de Máquina, Impacto Social e Ética.

Dimensões

O referencial curricular para o Ensino Fundamental estabelece seis dimensões fundamentais para o ensino de IA, garantindo uma abordagem sobre os benefícios e os riscos da IA. Essas dimensões são:

Mandala IA

  • Interação Humano-IA: Essa dimensão trata de como os seres humanos interagem com sistemas de IA, considerando aspectos como comunicação, colaboração e mediação tecnológica. Envolve a compreensão das características da IA, seu impacto no dia-a-dia e como os humanos podem utilizá-la de maneira eficaz e responsável.

  • Percepção: Trata da forma como os sistemas de IA capturam dados do mundo e também de bases computacionais. Estes dados passam posteriormente por uma fase de curadoria para, depois disso, serem organizados em uma das formas de representação.

  • Representação e Raciocínio: Relaciona-se à forma como a IA classifica, estrutura, organiza e processa os dados obtidos na etapa da percepção e os transforma em conhecimentos para tomar decisões e resolver problemas. Inclui o uso de algoritmos e raciocínio matemáticos para desenvolver soluções computacionais eficientes e inteligentes.

  • Aprendizado de Máquina: Refere-se à capacidade da IA de aprender a partir de dados, ajustando seu comportamento ao longo do tempo para melhorar seu desempenho. Essa dimensão explora diferentes formas de aprendizado de máquina, como aprendizado supervisionado, não supervisionado e por reforço.

  • Impacto Social: Discute os efeitos da IA na sociedade, incluindo mudanças no mercado de trabalho, privacidade, segurança e desigualdade. Busca promover uma visão crítica sobre o uso da IA e suas implicações éticas, legais e sociais.

  • Ética: Essa dimensão é transversal a todas as outras e envolve reflexões sobre transparência, responsabilidade, privacidade e equidade no desenvolvimento e uso da IA. O objetivo é garantir que as tecnologias sejam aplicadas de forma justa e benéfica para a sociedade.

As dimensões centrais abordam os seguintes assuntos (não limitados a esses): dados, com foco em sensores; reconhecimento e raciocínio com foco em formas tradicionais de representação do conhecimento (por exemplo, árvores de decisão, regras de produção, redes semânticas e o raciocínio simbólico); redes neurais e o raciocínio estatístico; treinamento, onde serão vistos os três métodos tradicionais de aprendizado de máquina, ou seja, aprendizado supervisionado, não supervisionado e por reforço; interação humano Computador, com destaque nos chatbots e inclusão; implicações sociais da IA, tanto no dia-a-dia como no trabalho; a ética que será abordada de forma transversal em todas as dimensões.

Aspectos

Para que a progressão nos níveis seja efetiva, é necessário um conjunto estruturado de conhecimentos e habilidades que sustentem o aprendizado da IA. Dessa forma, o referencial curricular proposto segue a recomendação ”AI Competency Framework for Students” da UNESCO (UNESCO, 2024) com adaptações, conforme previsto no próprio documento na seção 5.1.

Foram feitas duas adaptações no Framework para Estudantes da UNESCO (2024) para adequá-lo às necessidades regionais do Brasil. A primeira adaptação substitui o termo “IA centrada no humano” por “IA centrada no planeta”, ampliando a perspectiva para incluir os impactos dessa tecnologia sobre todos os seres que habitam a Terra. Essa mudança também está alinhada com as diretrizes ambientais brasileiras. A segunda adaptação introduz a competência “Aperfeiçoamento pessoal e profissional”, considerando a realidade de muitos estudantes brasileiros que concluem o ensino médio e precisam ingressar no mundo do trabalho. Além disso, essa abordagem é constantemente solicitada por nossos parceiros durante os trabalhos de campo.

Os aspectos são necessários para estruturar o ensino da IA, garantindo que os estudantes adquiram conhecimentos e habilidades essenciais para lidar com essa tecnologia de forma crítica e responsável. A seguir, uma explicação sobre cada um desses aspectos:

Aspectos da IA

  • IA Centrada no Planeta: enfatiza a relação entre a IA e o meio ambiente, abordando a responsabilidade humana no desenvolvimento e uso da tecnologia. A ideia de "agência humana" envolve compreender o papel das pessoas na criação e no controle da IA, podendo até a desativá-la se for necessário. Destaca a necessidade de decisões éticas no desenvolvimento e aplicação da IA, enquanto a "responsabilidade social" amplia essa perspectiva para garantir impactos positivos para todos os seres que habitam o planeta.

  • Fundamentos: abrange as bases da IA, que são a matemática, a computação e a ciência de dados. Ou seja, tratam dos elementos teóricos que permitem que a IA funcione. Esses fundamentos permitem que sistemas de IA sejam desenvolvidos.

  • Uso e Design: Explora como projetar e aplicar técnicas de IA para resolver problemas reais. "Delimitação do Problema" envolve a identificação de desafios que podem ser solucionados com IA. "Arquiteturas de IA para Resolver Problemas" refere-se ao uso de modelos e ferramentas adequadas para desenvolver soluções. "criação de solução com IA" representa o estágio final, no qual os estudantes desenvolvem aplicações práticas para problemas específicos.

  • Técnicas e Aplicação: Relacionado às abordagens e métodos usados para fazer a IA funcionar. "A IA Possui várias técnicas para resolver problemas" destaca a diversidade de técnicas de aprendizado de máquina, Processamento de Linguagem Natural e Sistemas Especialista. As técnicas são utilizadas para resolver problemas em diferentes contextos.

  • Aperfeiçoamento Pessoal e Profissional: Prepara os estudantes para a relação entre IA e o mundo do trabalho. "mudanças no mundo do trabalho" aborda como a IA impacta as carreiras e os setores produtivos. "trabalho em conjunto com a IA" explora como humanos e máquinas podem colaborar para obter melhores resultados. Por fim, "resiliência para adaptar carreira" enfatiza a necessidade de flexibilidade e adaptação às transformações provocadas pela IA no mercado de trabalho, buscando apropriar-se da tecnologia para a continuidade de formação e o desenvolvimento de novas habilidades.

Competências e Habilidades

São contempladas competências específicas de IA e competências necessárias para se ensinar a sobre IA vindas de áreas correlatas como computação, filosofia (ética) e ciências sociais (IA e sociedade).

#Descrição da Competência
1Compreender os princípios da inteligência artificial centrada no planeta, identificando riscos, implicações éticas e suas aplicações para a sociedade, analisando desafios e impactos na convivência social e nos direitos humanos.
2Demonstrar conhecimentos sobre os fundamentos da Inteligência Artificial, incluindo conceitos básicos e princípios de funcionamento, exercendo a criticidade na análise de suas limitações, possibilidades e impactos sociais e éticos.
3Avaliar sistemas de IA com soluções éticas para problemas reais e elaborar aplicações criativas, considerando aspectos éticos e explorando o potencial da inteligência artificial em diferentes contextos.
4Compreender e aplicar conceitos de inteligência artificial e aprendizado de máquina, analisando suas possibilidades, limitações, impactos éticos e aplicações em diferentes contextos.
5Relacionar a inteligência artificial ao mundo do trabalho, investigando como ela transforma profissões e contribui para o desenvolvimento de novas habilidades.

Para apoiar a implementação prática do referencial curricular e garantir a progressão adequada da aprendizagem, foram definidas habilidades que detalham os conhecimentos e ações esperadas dos estudantes em cada dimensão e aspecto. Essas habilidades organizam de forma clara e objetiva o que deve ser ensinado e aprendido, servindo como base para o planejamento pedagógico e para o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos nas diversas etapas. A seguir, são listadas as habilidades correspondentes.



Legenda das Dimensões (Ética é dimensão transversal):
Interação Interação Humano-IA
Percepção Percepção
Representação Representação e Raciocínio
Aprendizado Aprendizado de Máquina
Social Impacto Social
CódigoHabilidadeAspectoDimensões
EF15IA01 Reconhecer sistemas de Inteligência Artificial em diferentes contextos, compreendendo suas características, funcionalidades e impactos na sociedade, além de diferenciá-los da inteligência humana IA Centrada no Planeta I S
EF15IA02 Gerenciar seus dados pessoais com responsabilidade, protegendo a sua privacidade IA Centrada no Planeta S
EF15IA03 Entender que a Inteligência Artificial requer recursos naturais para seu funcionamento e que recursos devem ser utilizados de forma ética IA Centrada no Planeta I S
EF15IA04 Descrever problemas reais e suas soluções em linguagem natural e matemática IA Centrada no Planeta P R
EF15IA05 Descrever soluções ou algoritmos que sejam computáveis Fundamentos P R A
EF15IA06 Reconhecer problemas e usar formas simples de organizar informações para resolvê-los com algoritmos clássicos Fundamentos P R
EF15IA07 Criar soluções desenhando caminhos (grafos) que mostrem as opções possíveis Fundamentos P R
EF15IA08 Utilizar formas de organização e raciocínio simbólico para implementar soluções Fundamentos P R
EF15IA09 Compreender que a Inteligência Artificial necessita de dados (de diferentes fontes) para seu funcionamento Uso e Design P
EF15IA10 Utilizar sistemas de Inteligência Artificial multimodal de maneira crítica e reflexiva Uso e Design I S
EF15IA11 Relacionar privacidade de dados com ética em IA Uso e Design P S
EF15IA12 Experimentar soluções de Inteligência Artificial para a inclusão Uso e Design I P S
EF15IA13 Usar algoritmos simples para classificar e agrupar objetos Técnicas e Aplicação P R
EF15IA14 Relacionar aprendizado de máquina com Inteligência Artificial Técnicas e Aplicação R A
EF15IA15 Compreender os limites e cuidados éticos na aplicação de soluções de IA Técnicas e Aplicação S
EF15IA16 Compreender os impactos da IA nas relações sociais Aperfeiçoamento pessoal e profissional I S
CódigoHabilidadeAspectoDimensões
EF69IA01 Exercitar o entendimento de que a IA depende da liderança humana em sua criação e uso, com responsabilidade legal e ambiental. IA Centrada no Planeta I R S
EF69IA02 Relacionar a responsabilidade humana e suas competências com o uso intencional e ético da IA IA Centrada no Planeta I S
EF69IA03 Conhecer os limites teóricos da Computação e da Inteligência Artificial Fundamentos R A
EF69IA04 Entender a relação entre de Inteligência Artificial e estatística Fundamentos P R A
EF69IA05 Avaliar dados e sua qualidade, aplicando métodos de tratamento inicial Uso e Design P A
EF69IA06 Identificar os requisitos de sistemas computacionais, físicos ou virtuais. Uso e Design P R A
EF69IA07 Analisar e avaliar respostas geradas por sistemas de IA, investigando os processos utilizados e explorando alternativas para aprimoramento Uso e Design I R S
EF69IA08 Aplicar o ciclo de vida de um sistema de IA, criando uma solução que considere princípios éticos desde a concepção até a implementação, garantindo transparência, equidade e responsabilidade em todas as etapas. Uso e Design P R A S
EF69IA09 Reconhecer as implicações éticas e legais do uso de sistemas computacionais em Inteligência Artificial na sociedade Uso e Design I S
EF69IA10 Compreender o que é aprendizado profundo e como a inteligência artificial resolve problemas complexos Técnicas e Aplicação R A
EF69IA11 Descrever e experimentar uma Inteligência Artificial que aprenda com exemplos (supervisionado) Técnicas e Aplicação P R A
EF69IA12 Descrever e experimentar uma Inteligência Artificial que aprenda sozinha (não supervisionado) Técnicas e Aplicação P R A
EF69IA13 Descrever e experimentar uma Inteligência Artificial que utilize aprendizado por reforço Técnicas e Aplicação P R A
EF69IA14 Comparar os diferentes tipos de aprendizagem de máquinas em situações do dia a dia Técnicas e Aplicação I A
EF69IA15 Treinar uma Inteligência Artificial para objetivos específicos respeitando as questões éticas e de privacidade Técnicas e Aplicação A S
EF69IA16 Compreender a relação entre IA e o mundo do trabalho Aperfeiçoamento pessoal e profissional I S
EF69IA17 Preparar e apresentar problemas e soluções de Inteligência Artificial de forma clara e adaptada a diferentes públicos Aperfeiçoamento pessoal e profissional I P R A S
EF69IA18 Propor soluções em cooperação com equipes mistas (humanos e IAs) Aperfeiçoamento pessoal e profissional I
EF69IA19 Avaliar e criticar o resultado de uma tarefa em equipes mistas (humanos e IAs) Aperfeiçoamento pessoal e profissional I
EF69IA20 Utilizar dados com responsabilidade, garantindo a privacidade e demonstrando compromisso pessoal e social em sociedades impulsionadas pela IA Aperfeiçoamento pessoal e profissional P A S
CódigoHabilidadeAspectoDimensões
EM01IA01 Reconhecer e relacionar as diferentes aplicações da Inteligência Artificial na rotina diária. Uso e Design I S
EM01IA02 Criar com a IA realizando o reconhecimento de padrões, raciocinio simbólico e estatístico Fundamentos P R A
EM01IA03 Refletir a partir de uma perspectiva crítica como a IA impacta no mundo do trabalho. Aperfeiçoamento pessoal e profissional I S
EM01IA04 Reconhecer as limitações e benefícios da IA comparando suas representações na ficção, e alguns de seus sistemas reais. Uso e Design I
EM01IA05 Saber se comunicar com uma interface de linguagem natural. Uso e Design I P
EM01IA06 Compreender como o uso de bases de dados e dicionários permite a criação de Sistemas Preditivos. Técnicas e Aplicação P R
EM01IA07 Compreender como a IA pode ser utilizada para a produção e divulgação de notícias falsas, discutindo maneiras de distinguir conteúdos legítimos dos falsos. IA Centrada no Planeta I S
EM01IA08 Compreender que a IA pode operar com estruturas de representação múltiplas para o reconhecimento de objetos e construção de conceitos, entendendo seus principios matemáticos Fundamentos P R A
CódigoHabilidadeAspectoDimensões
EM02IA01 Distinguir tipos de Inteligência Artificial a partir de suas estruturas e de seu modo de aprendizado. Técnicas e Aplicação P R A
EM02IA02 Saber identificar sistemas de IA que reconhecem estados afetivos através de imagens, texto e voz. Técnicas e Aplicação I P
EM02IA03 Reconhecer novas questões éticas que surgem com a introdução da IA. IA Centrada no Planeta I R A
EM02IA04 Saber treinar um sistema de IA. Técnicas e Aplicação R A
EM02IA05 Entender os critérios e técnicas utilizadas para que uma IA mapeie rotas. Técnicas e Aplicação P R A
EM02IA06 Compreender o Ciclo de Projeto envolvido com o desenvolvimento de sistemas de IA. Uso e Design R A
EM02IA07 Entender como a IA utiliza sensores de software Técnicas e Aplicação P R
EM02IA08 Saber utilizar sistemas de recomendação de modo ativo, buscando reconhecer critérios e interferir nos resultados sugeridos. Uso e Design I R A
CódigoHabilidadeAspectoDimensões
EM03IA01 Compreender como a IA está relacionada com a Internet das Coisas (IoT) e seus dispositivos. Uso e Design I P
EM03IA02 Saber interagir com chatbots e reconhecer como a IA é usada para desenvolvê-los. Técnicas e Aplicação I P R
EM03IA03 Saber treinar uma IA por meio da técnica de Machine Learning. Uso e Design I P S
EM03IA04 Compreender a diferença entre Acurácia e Precisão e como as medidas de desempenho da IA são realizadas. Fundamentos R A
EM03IA05 Reconhecer que os resultados da IA dependem tanto da qualidade e diversidade dos dados quanto dos algoritmos utilizados. Técnicas e Aplicação P R A
EM03IA06 Entender as tecnologias de IA utilizadas na automação de veículos e aparelhos autônomos. Uso e Design P A
EM03IA07 Compreender o conceito de Heurística como sendo uma das bases da IA para diferenciá-lo do raciocínio humano. Fundamentos I R

CC

Brackmann, Christian; Vicari, Rosa Maria; Galafassi, Cristiano; Mizusaki, Lucas.
IA@Escola. 2024. Disponível em: www.computacional.com.br/ia