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IA@Escola - Inteligência Artificial na Escola


Apresentação

Na era digital atual, a integração das tecnologias digitais, incluindo as avançadas ferramentas de Inteligência Artificial (IA), transformou profundamente a comunicação, o trabalho e as interações sociais, redefinindo também o ambiente educacional. Essa evolução destaca a importância de desenvolver habilidades e competências digitais, não apenas para utilizar essas tecnologias, mas também para entender e coexistir com elas. A IA, em particular, desafia conceitos tradicionais ao introduzir capacidades que vão além de respostas binárias, incluindo a geração de conteúdo criativo, que era considerada uma prerrogativa exclusivamente humana.

A educação deve, portanto, adaptar-se para preparar os alunos para um mundo em rápida transformação, onde competências digitais são essenciais no mercado de trabalho e onde o Pensamento Computacional se torna uma ferramenta valiosa para a resolução de problemas em diversas áreas do conhecimento. Os educadores enfrentam o desafio de formar indivíduos preparados para o presente, em um contexto de constantes mudanças tecnológicas que afetam todos os aspectos da vida cotidiana.

A inclusão da IA no currículo educacional não é apenas uma questão de capacitação técnica, mas também de preparação para os impactos sociais e éticos dessa tecnologia. O ensino da IA desde os níveis fundamentais e médios é crucial para aproveitar suas oportunidades, mitigar riscos e entender as suas implicações. No Brasil, a normatização da Computação na Educação Básica, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), marca um passo importante nessa direção, estabelecendo diretrizes para a inclusão do ensino de Computação e IA nas escolas, preparando assim as novas gerações para um futuro onde a tecnologia e a inovação serão ainda mais centrais.

Fonte:
ARISTEGA, Angélica Margara Mora; ARISTEGA, Julio Ernesto Mora; ANGULO, Reyes Johan Calderón; ROJAS, Mary Thalía Cifuentes. Artificial Intelligence and its implications in Basic Education. Centro Sur, v. 7, n. 3, p. 24–43, 27 jul. 2023. DOI 10.37955/cs.v7i3.318. Disponível em: https://centrosureditorial.com/index.php/revista/article/view/318. Acesso em: 4 jul. 2024.

CEIBAL. Marco referencial para la enseñanza de la inteligencia artificial. Disponível em: https://bibliotecapais.ceibal.edu.uy/info/marco-referencial-para-la-ensenanza-de-la-inteligencia-artificial-00022154.

PIAUÍ, SEDUC. Processo SEI 00011.001395/2024-14. 12 jan. 2024. Nota Técnica Orientativa SUPEN/SUETPEJA 001/2024. Disponível em: https://www.computacional.com.br/ia/material/SEDUC%20PI%20-%20Nota%20T%C3%A9cnica%20Matriz.pdf

SU, Jiahong; YANG, Weipeng. Artificial Intelligence (AI) literacy in early childhood education: an intervention study in Hong Kong. Interactive Learning Environments, , p. 1–15, 2 jun. 2023. DOI 10.1080/10494820.2023.2217864. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10494820.2023.2217864.

UNESCO. Currículos de IA para a educação básica: um mapeamento de currículos de IA aprovados pelos governos. [S. l.]: UNESCO, 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000380602_por.