Computacional

Computação na Educação Básica

A norma da Computação foi inicialmente prevista nas Resoluções CNE/CP 02/2017 e CNE/CP 04/2018 em todas as etapas de ensino. Em 17 de fevereiro de 2022, o parecer da Norma sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Tabelas de Habilidades e Competências foram aprovadas com louvor e unanimidade pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

A norma foi homologada no dia 30 de setembro de 2022 pelo Ministério da Educação (MEC) e publicada no Diário Oficial da União no dia 03 de outubro do mesmo ano.

A Resolução CEB 01/2022 define a norma como complemento à BNCC e dá outros encaminhamentos, tais como: o desenvolvimento de currículos pelas redes, formação inicial e continuada de professores, prazo de implementação e o estabelecimento de políticas públicas. A resolução entrou em vigor no dia 01 de novembro de 2022 definindo um prazo de um ano para as redes de ensino se adequarem. Em outras palavras, a partir do dia 01 de novembro de 2023, a Computação na Educação Básica passou a ser um direito de todos e não privilégio de alguns.

Em paralelo, a Política Nacional de Educação Digital (PNED) tramitou no Congresso e foi sancionada pelo presidente no dia 11 de janeiro de 2023. A Lei nº 14.533/23 que criou a PNED, também altera o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/1996), incluindo o ensino de computação, programação, robótica e outras competências digitais como um novo componente curricular no ensino fundamental e médio. O oitavo artigo da LDB também foi alterado, incluindo a avaliação do letramento e da educação digital nas escolas e das IES. Além disso, o PNED tem o intuito de facilitar o financiamento e formação adequada de professores, adequação das grades curriculares de cursos de licenciatura, oferta de cursos de Licenciatura em Computação, desenvolvimento de material didático, propiciar equipamentos e internet adequados às escolas e dá outros encaminhamentos.

A Computação na Educação Básica é dividida em três eixos:

Cultura Digital: Diz respeito à compreensão dos impactos da revolução digital e dos avanços do mundo digital na sociedade contemporânea, à construção de atitude crítica, ética e responsável em relação à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais. Também quanto aos usos das diferentes tecnologias digitais e aos conteúdos veiculados. Refere-se, ainda, à fluência no uso da tecnologia digital de forma eficiente, contextualizada e crítica.

Mundo Digital: Compreende artefatos digitais – físicos (computadores, celulares, tablets) e virtuais (internet, redes sociais, programas, nuvens de dados). Mundo digital diz respeito à informação, armazenamento, proteção, e uso de códigos para representar diferentes tipos de informação, formas de processar, transmitir e distribuí-la de maneira segura e confiável.

Pensamento Computacional: Conjunto de habilidades necessárias para compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e soluções de forma metódica e sistemática através do desenvolvimento da capacidade de criar e adaptar algoritmos. Utiliza-se de fundamentos da computação para alavancar e aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico em diversas áreas do conhecimento. (outras definições)

Parecer CNE/CEB nº 2/2022
17 de fevereiro de 2022

[como referenciar]
Resolução CEB 01/2022
de 04 de outubro de 2022

[como referenciar]
Tabelas de Habilidades e Competências
[como referenciar]
Tabelas de Habilidades e Competências
(versão páginas abertas / A4)

[como referenciar]
Tabelas de Habilidades e Competências
[como referenciar]
GPT da BNCC Computação
(versão BETA)

[como referenciar]
Política de Inovação Escolas Conectadas (PIEC)
Lei nº 14.180, de 01 de Julho de 2021

[como referenciar]
Política Nacional de Educação Digital (PNED)
Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023

[como referenciar]
Ofício 88/2024/CEB/SAO/CNE/CNE-MEC/2024
O documento discute se a Computação deve ser considerada
uma disciplina específica ou um componente curricular transversal.

[como referenciar]
Canvas: Implementação da BNCC Computação

Orientações de como utilizar o Canvas


[como referenciar]
Versão Impressão


Versão Online
Conheça o Referencial Curricular em
Inteligência Artificial no Ensino Médio
Trata-se da primeira proposta para organizar competências e
habilidades, iniciando um debate sobre seu uso para a
educação básica. Não é um documento oficial.

[como referenciar]



Conheça também o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)
Ele tem como principal objetivo apoiar redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares. O currículo atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, para implementação de práticas que ajudem a desenvolver nos alunos competências e habilidades relacionadas a tecnologia e a computação. Saiba mais






Computação na Educação Básica - Panorama Global

A imagem a seguir ilustra a implementação do ensino de computação em diferentes países e estados ao redor do mundo. O mapa fornece uma visão global das políticas educacionais voltadas para a computação no currículo escolar.

A imagem é uma adaptação de https://www.brookings.edu/essay/building-skills-for-life-how-to-expand-and-improve-computer-science-education-around-the-world/





BRACKMANN. Computacional: Educação em Computação. 2024.