Computacional

Últimas Notícias

28/06/24 - 📢 Nova Nota Técnica CIEB disponível!📢
Inteligência Artificial na Educação Básica
O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) acaba de lançar uma nota técnica essencial sobre o uso da Inteligência Artificial na Educação Básica! 🤖🎓
Acesse a nota técnica aqui: https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2024/06/Inteligencia-Artificial-na-Educacao-Basica_2024.pdf - [Saiba mais]

26/06/24 - PISA: Inteligência Artificial vai medir o aprendizado dos alunos
A partir de 2025, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) da OCDE vai focar em competências tecnológicas para medir também o aprendizado dos alunos na faixa etária de 15 anos. A edição "Aprendendo no Mundo Digital" avaliará também a aprendizagem autorregulada e a investigação computacional e científica.
Pela primeira vez, o PISA usará técnicas de machine learning para analisar motivação e regulação emocional, além do conhecimento dos estudantes. A avaliação incluirá tutoriais, exemplos e feedbacks durante a prova, e observará o tempo gasto em cada atividade. As escolas precisarão se adaptar, preparando os alunos para um futuro com maior interação com tecnologias digitais!
Matéria completa: - [Saiba mais]

16/06/24 - Compartilho com vocês a Resolução 379/2024 do Conselho Estadual de Educação RS que trata da implementação da norma Computação na Educação Básica no estado.
A referida resolução aguarda homologação da Secretaria de Educação para sua efetivação.
https://www.ceed.rs.gov.br/.../18154727-resolucao-379.pdf - [Saiba mais]

01/06/24 - Pesquisa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br revela que menos de um terço das escolas públicas no Brasil possuem equipamentos tecnológicos, como computadores, notebooks ou tablets, disponíveis para os alunos, com uma média de apenas um dispositivo para cada 10 estudantes, e a maioria dessas instituições enfrenta problemas de qualidade na conexão com a internet. Embora 89% das escolas tenham acesso à internet, apenas 62% a disponibilizam para os alunos, e somente 11% possuem uma velocidade de conexão adequada. O levantamento, baseado no Censo Escolar da Educação Básica 2023 e na rede de monitoramento de conectividade, destaca a necessidade de melhorias significativas para que a tecnologia possa ser efetivamente utilizada no ensino.
Veja o relatório completo em https://bit.ly/3KrVebq - [Saiba mais]

31/05/24 - Quarta-feira às 10:00
El miércoles 5 de junio, a las 10 horas, te invitamos a participar de la charla:
>> ¿Hay que enseñar a programar en la era de la Inteligencia Artificial? <<
El encuentro contará con la participación de:
- Carolina Dolan - Chief Digital Officer de Globant
- Vanina Martínez - Científica del Consejo Superior de Investigaciones Científicas (España)
- Mara Borchardt - Directora de la Inciativa Program.AR de la Fundación Sadosky
Compartiremos el conocimiento y la experiencia de profesionales provenientes de la academia y la industria para pensar de manera conjunta cuáles son los alcances y límites de la IA generativa, y cómo nos vinculamos con sus desarrollos.
Seguí la charla, en vivo, por el canal de Youtube de Program.ar
https://www.youtube.com/live/bGhVUVsdYfs?si=7SddH5-acYHd6mbw
Las #CharlasProgram.AR son un encuentro para reflexionar sobre los temas urgentes de las Ciencias de la Computación y abordar los desafíos que nos proponen las nuevas tecnologías. - [Saiba mais]

Participe das nossas redes sociais:





BRACKMANN. Computacional: Educação em Computação. 2024.