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12/03/24 - https://porvir.org/o-que-educadores-precisam-aprender-para-comecar-a-usar-ia/ - [Saiba mais]
10/02/24 - Olá, pessoal!
É com alegria que informamos que 1° lote das inscrições para o Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp 2024) estão abertas!
O evento irá acontecer de forma totalmente online no período entre 22 a 27 de abril de 2024 com tema: Os desafios da Educação em Computação no contexto da popularização da Inteligência Artificial.

SAIBA MAIS EM HTTPS://WWW.EDUCOMPBRASIL.ORG/SIMPOSIO/2024

Graziela Guarda Esdras Bispo Jr. - [Saiba mais]
01/02/24 - https://porvir.org/computador-de-bolso-revolucionar-programacao-escolas/ - [Saiba mais]
30/01/24 - Saiu o AlgoEmoji!
Mais uma atividade para trabalhar com alunos de todas as etapas de ensino! O material é composto por um tabuleiro, cartões de emojs e 10 níveis de desafios, em que o estudante deve completar as lacunas, em uma sequência de passos.
Saiba mais em https://www.computacional.com.br/#atividades - [Saiba mais]
14/12/23 - https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/12/14/congressistas-derrubam-veto-e-educacao-digital-compora-curriculo-escolar - [Saiba mais]

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Computação na Educação Básica


A norma da Computação foi inicialmente prevista nas Resoluções CNE/CP 02/2017 e CNE/CP 04/2018 em todas as etapas de ensino. Em 17 de fevereiro de 2022, o parecer da Norma sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Tabelas de Habilidades e Competências foram aprovadas com louvor e unanimidade pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

A norma foi homologada no dia 30 de setembro de 2022 pelo Ministério da Educação (MEC) e publicada no Diário Oficial da União no dia 03 de outubro do mesmo ano.

A Resolução CEB 01/2022 define a norma como complemento à BNCC e dá outros encaminhamentos, tais como: o desenvolvimento de currículos pelas redes, formação inicial e continuada de professores, prazo de implementação e o estabelecimento de políticas públicas. A resolução entrou em vigor no dia 01 de novembro de 2022 definindo um prazo de um ano para as redes de ensino se adequarem. Em outras palavras, a partir do dia 01 de novembro de 2023, a Computação na Educação Básica passou a ser um direito de todos e não privilégio de alguns.

Em paralelo, a Política Nacional de Educação Digital (PNED) tramitou no Congresso e foi sancionada pelo presidente no dia 11 de janeiro de 2023. A Lei nº 14.533/23 que criou a PNED, também altera o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/1996), incluindo o ensino de computação, programação, robótica e outras competências digitais como um novo componente curricular no ensino fundamental e médio. O oitavo artigo da LDB também foi alterado, incluindo a avaliação do letramento e da educação digital nas escolas e das IES. Além disso, o PNED tem o intuito de facilitar o financiamento e formação adequada de professores, adequação das grades curriculares de cursos de licenciatura, oferta de cursos de Licenciatura em Computação, desenvolvimento de material didático, propiciar equipamentos e internet adequados às escolas e dá outros encaminhamentos.


A Computação na Educação Básica é dividida em três eixos:

Cultura Digital: Diz respeito à compreensão dos impactos da revolução digital e dos avanços do mundo digital na sociedade contemporânea, à construção de atitude crítica, ética e responsável em relação à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais. Também quanto aos usos das diferentes tecnologias digitais e aos conteúdos veiculados. Refere-se, ainda, à fluência no uso da tecnologia digital de forma eficiente, contextualizada e crítica.

Mundo Digital: Compreende artefatos digitais – físicos (computadores, celulares, tablets) e virtuais (internet, redes sociais, programas, nuvens de dados). Mundo digital diz respeito à informação, armazenamento, proteção, e uso de códigos para representar diferentes tipos de informação, formas de processar, transmitir e distribuí-la de maneira segura e confiável.

Pensamento Computacional: Conjunto de habilidades necessárias para compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e soluções de forma metódica e sistemática através do desenvolvimento da capacidade de criar e adaptar algoritmos. Utiliza-se de fundamentos da computação para alavancar e aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico em diversas áreas do conhecimento. (outras definições)

Parecer CNE/CEB nº 2/2022
17 de fevereiro de 2022
Resolução CEB 01/2022
de 04 de outubro de 2022
Tabelas de Habilidades e Competências
Tabelas de Habilidades e Competências
(versão páginas abertas / A4)
Tabelas de Habilidades e Competências
(Versão on-line BETA)
Política Nacional de Educação Digital (PNED)
Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023
Conheça o Referencial Curricular em
Inteligência Artificial no Ensino Médio
Trata-se da primeira proposta para organizar competências e
habilidades, iniciando um debate sobre seu uso para a
educação básica. Não é um documento oficial.
Canvas: Implementação da BNCC Computação
work in progress (versão beta)

Orientações de como utilizar o Canvas
Versão Impressão (A3)


Versão Online




Conheça também o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)
Ele tem como principal objetivo apoiar redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares. O currículo atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, para implementação de práticas que ajudem a desenvolver nos alunos competências e habilidades relacionadas a tecnologia e a computação. Saiba mais



Publicações


TESE / BRACKMANN - Pensamento Computacional Desplugado

Referencial Curricular em Inteligência Artificial no Ensino Médio




AlgoCards




Conheça baralho de cartas pioneiro no desenvolvimento do Pensamento Computacional para todos!

Assista a vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=bX7w-JrC9mA



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Atividades


Nome
Descrição e Links
Recomendação
Todas as etapas de ensino
Todas as etapas de ensino


Decomposição
Turma da Mônica

A partir do 2º ano
Mapa da
Turma da Mônica

A partir do 1º ano (em grupos) e do 4º ano (individual)
Tetris - Instruções
A partir do 2º ano
Controle Remoto
A partir do 3º ano
Algoritmo Musical:
Os Elefantes

A partir do 1º ano
Bugs
A partir do 4º ano
Boneca de Papel
A partir do 3º ano
Cupcakes
A partir do 6º ano
Tetris - Repetição
A partir do 5º ano
Autômatos da Mônica
A partir do 6º ano
Estacionamento
A partir do 3º ano
Portas Lógicas
A partir do 3º ano
A partir do 5º ano
A partir do 1º ano

Evolução da Computação
Download JPG
Download PDF

A partir do 6º ano

Linha do Tempo da Inteligência Artificial
Download JPG

A partir do 6º ano

O que será? (desenho com pixel)
Download

A partir do 3º ano

Crie um app com Canvas e Storyboards

Instruções

ANEXO 1 | ANEXO 2

A partir do 6º ano

D0m1nó

Download

A partir do 4º ano

Crie computadores

Download

A partir do 2º ano

Atividades Traduzidas - Program.AR / Fundación Sadosky

Acessar
Anos iniciais

Cards de Projetos Arduino / Tinkercad

Acessar
A partir do 6º ano


Sites úteis e outras atividades

Sites e Softwares poderosos na Educação do Século XXI

Acessar

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Computação Desplugada
Acesse o site

Projeto Computação Fundamental
Acessar



Curso para Professores da Educação Básica





Contato/Sobre


Contribuições, sugestões ou críticas? Envie uma mensagem para a gente: contato@computacional.com.br

Mantenedor:
Prof. Dr. Christian Puhlmann Brackmann
brackmann@iffar.edu.br


Projeto de Ensino: Desmistificando Algoritmos
Projeto de Extensão: Computação na Escola - Formando Professores para o Futuro
Projeto de Extensão: Introdução da Inteligência Artificial no Ensino Médio
Projeto de Iniciação Tecnológica: Pensamento Computacional e Arduino para Professores e Estudantes da Educação Básica
Projeto de Pesquisa: IA@Escola
Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Computação Aplicada (GPEICA)

Como referenciar:
BRACKMANN. Computacional: Educação em Computação. 2024. Disponível em: https://www.computacional.com.br/ Acesso em: 19 03 2024.

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