![]() | 27/11/23 - Oficialmente lançado!! Leitura essencial para estudantes, professores e pesquisadores interessados em IA na educação, com exemplos de como aplicar a IA em sala de aula. Onde encontrar? Editora Novatec: https://novatec.com.br/livros/inteligencia-artificial-na-educacao-basica/ Amazon (físico e e-book): https://a.co/d/amSCe19 Google Play Store: https://play.google.com/store/books/details/Rosa_Maria_Vicari_Intelig%C3%AAncia_Artificial_na_Educa?id=QVfiEAAAQBAJ Apple Books: https://books.apple.com/br/book/intelig%C3%AAncia-artificial-na-educa%C3%A7%C3%A3o-b%C3%A1sica/id6471681250 Mercado Livre: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3518308839-livro-inteligncia-artificial-na-educaco-basica-novatec-ed-_JM Livraria Martins Fontes: https://www.martinsfontespaulista.com.br/inteligencia-artificial-na-educacao-basica-1078575/p Zamboni Books: https://www.zambonibooks.com.br/produto/inteligencia-artificial-na-educacao-basica-38768 - [Saiba mais] |
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![]() | 03/11/23 - Grande dia!! A partir do dia 01/nov/23, a Computação passou a ser obrigatória em todo o território nacional. A norma da Computação - Complemento à BNCC tem como objetivo garantir que todos os alunos e alunas, independentemente de fatores como nível socioeconômico, raça, gênero e escola em que estudam, tenham acesso aos seus fundamentos. Em outras palavras, a Computação na Educação Básica passa a ser um direito de todos e não privilégio de alguns estudantes. Contamos com o apoio de todos para serem facilitadores nessa importante iniciativa! Saiba mais em https://www.computacional.com.br/#EducacaoBasica - [Saiba mais] |
![]() | 24/10/23 - Olá a todos! Hoje, 24 de outubro, às 19h, a plataforma Escolas Conectadas, da Fundação Telefônica Vivo, realiza o Webinar gratuito: como levar a Inteligência Artificial para a sala de aula?, com a presença dos especialistas Ig Ibert Bittencourt (pesquisador visitante da Escola de Educação e co-fundador do curso de Inteligência Artificial na Educação da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos) e Sérgio Silva (professor e pesquisador no Instituto Tecnológico Inovação), e mediação da Karina Daidone, Gerente sr. De projetos educacionais da Fundação Telefônica Vivo. O webinar acontece no canal do Youtube da Fundação Telefônica Vivo e terá certificado de participação. Para participar do webinar, acesse a página oficial do evento: https://inteligenciaartificialemsala.escolasconectadas.org.br/inscrevase - [Saiba mais] |
![]() | 24/09/23 - Desafio de hoje😎: Qual a alternativa correta? Atividade do 3o. Ano do Ensino Médio / BEBRAS Brasil. Saiba mais em https://bebrasbrasil.com.br/ - [Saiba mais] |
A norma da Computação foi inicialmente prevista nas Resoluções CNE/CP 02/2017 e CNE/CP 04/2018 em todas as etapas de ensino. Em 17 de fevereiro de 2022, o parecer da Norma sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Tabelas de Habilidades e Competências foram aprovadas com louvor e unanimidade pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
A norma foi homologada no dia 30 de setembro de 2022 pelo Ministério da Educação (MEC) e publicada no Diário Oficial da União no dia 03 de outubro do mesmo ano.
A Resolução CEB 01/2022 define a norma como complemento à BNCC e dá outros encaminhamentos, tais como: o desenvolvimento de currículos pelas redes, formação inicial e continuada de professores, prazo de implementação e o estabelecimento de políticas públicas. A resolução entrou em vigor no dia 01 de novembro de 2022 definindo um prazo de um ano para as redes de ensino se adequarem. Em outras palavras, a partir do dia 01 de novembro de 2023, a Computação na Educação Básica passou a ser um direito de todos e não privilégio de alguns.
Em paralelo, a Política Nacional de Educação Digital (PNED) tramitou no Congresso e foi sancionada pelo presidente no dia 11 de janeiro de 2023. A Lei nº 14.533/23 tem o intuito de facilitar financiamento e formação adequada de professores, adequação das grades curriculares de cursos de licenciatura, oferta de cursos de Licenciatura em Computação, desenvolvimento de material didático, entrega de equipamentos adequados às escolas, entre outros.
A Computação na Educação Básica é dividida em três eixos:
Cultura Digital: Diz respeito à compreensão dos impactos da revolução digital e dos avanços do mundo digital na sociedade contemporânea, à construção de atitude crítica, ética e responsável em relação à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais. Também quanto aos usos das diferentes tecnologias digitais e aos conteúdos veiculados. Refere-se, ainda, à fluência no uso da tecnologia digital de forma eficiente, contextualizada e crítica.
Mundo Digital: Compreende artefatos digitais – físicos (computadores, celulares, tablets) e virtuais (internet, redes sociais, programas, nuvens de dados). Mundo digital diz respeito à informação, armazenamento, proteção, e uso de códigos para representar diferentes tipos de informação, formas de processar, transmitir e distribuí-la de maneira segura e confiável.
Pensamento Computacional: Conjunto de habilidades necessárias para compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e soluções de forma metódica e sistemática através do desenvolvimento da capacidade de criar e adaptar algoritmos. Utiliza-se de fundamentos da computação para alavancar e aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico em diversas áreas do conhecimento. (outras definições)
Conheça também o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)
Ele tem como principal objetivo apoiar redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares. O currículo atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, para implementação de práticas que ajudem a desenvolver nos alunos competências e habilidades relacionadas a tecnologia e a computação. Saiba mais
TESE BRACKMANN - Pensamento Computacional Desplugado
Facebook - Grupo Pensamento Computacional Brasil
Computer Science Teacher Association
LITE Univali - Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação
AVAMEC: Curso Introdução ao Pensamento Computacional
AVAMEC: Aplicações do Pensamento Computacional para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
AVAMEC: Aplicações do Pensamento Computacional para os Anos Finais do Ensino Fundamental
Conheça baralho de cartas pioneiro no desenvolvimento do Pensamento Computacional para todos!
Assista a vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=bX7w-JrC9mA
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Mantenedor:
Prof. Dr. Christian Puhlmann Brackmann
brackmann@iffar.edu.br
Projeto de Ensino: Desmistificando Algoritmos
Projeto de Extensão: Computação na Escola - Formando Professores para o Futuro
Projeto de Extensão: Introdução da Inteligência Artificial no Ensino Médio
Projeto de Iniciação Tecnológica: Pensamento Computacional e Arduino para Professores e Estudantes da Educação Básica
Projeto de Pesquisa: IA@Escola
Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Computação Aplicada (GPEICA)
Como referenciar:
BRACKMANN. Computacional: Educação em Computação. 2023. Disponível em: https://www.computacional.com.br/ Acesso em: 28 11 2023.
Computacional
www.computacional.com.br