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27/11/23 - Oficialmente lançado!!
Leitura essencial para estudantes, professores e pesquisadores interessados em IA na educação, com exemplos de como aplicar a IA em sala de aula.

Onde encontrar?

Editora Novatec: https://novatec.com.br/livros/inteligencia-artificial-na-educacao-basica/

Amazon (físico e e-book): https://a.co/d/amSCe19

Google Play Store: https://play.google.com/store/books/details/Rosa_Maria_Vicari_Intelig%C3%AAncia_Artificial_na_Educa?id=QVfiEAAAQBAJ

Apple Books: https://books.apple.com/br/book/intelig%C3%AAncia-artificial-na-educa%C3%A7%C3%A3o-b%C3%A1sica/id6471681250

Mercado Livre: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3518308839-livro-inteligncia-artificial-na-educaco-basica-novatec-ed-_JM

Livraria Martins Fontes: https://www.martinsfontespaulista.com.br/inteligencia-artificial-na-educacao-basica-1078575/p

Zamboni Books: https://www.zambonibooks.com.br/produto/inteligencia-artificial-na-educacao-basica-38768 - [Saiba mais]
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03/11/23 - Grande dia!!
A partir do dia 01/nov/23, a Computação passou a ser obrigatória em todo o território nacional. A norma da Computação - Complemento à BNCC tem como objetivo garantir que todos os alunos e alunas, independentemente de fatores como nível socioeconômico, raça, gênero e escola em que estudam, tenham acesso aos seus fundamentos. Em outras palavras, a Computação na Educação Básica passa a ser um direito de todos e não privilégio de alguns estudantes.

Contamos com o apoio de todos para serem facilitadores nessa importante iniciativa!

Saiba mais em https://www.computacional.com.br/#EducacaoBasica - [Saiba mais]
24/10/23 - Olá a todos!

Hoje, 24 de outubro, às 19h, a plataforma Escolas Conectadas, da Fundação Telefônica Vivo, realiza o Webinar gratuito: como levar a Inteligência Artificial para a sala de aula?, com a presença dos especialistas Ig Ibert Bittencourt (pesquisador visitante da Escola de Educação e co-fundador do curso de Inteligência Artificial na Educação da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos) e Sérgio Silva (professor e pesquisador no Instituto Tecnológico Inovação), e mediação da Karina Daidone, Gerente sr. De projetos educacionais da Fundação Telefônica Vivo.

O webinar acontece no canal do Youtube da Fundação Telefônica Vivo e terá certificado de participação.

Para participar do webinar, acesse a página oficial do evento: https://inteligenciaartificialemsala.escolasconectadas.org.br/inscrevase - [Saiba mais]
24/09/23 - Desafio de hoje😎: Qual a alternativa correta?
Atividade do 3o. Ano do Ensino Médio / BEBRAS Brasil.
Saiba mais em https://bebrasbrasil.com.br/ - [Saiba mais]

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Computação na Educação Básica


A norma da Computação foi inicialmente prevista nas Resoluções CNE/CP 02/2017 e CNE/CP 04/2018 em todas as etapas de ensino. Em 17 de fevereiro de 2022, o parecer da Norma sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Tabelas de Habilidades e Competências foram aprovadas com louvor e unanimidade pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

A norma foi homologada no dia 30 de setembro de 2022 pelo Ministério da Educação (MEC) e publicada no Diário Oficial da União no dia 03 de outubro do mesmo ano.

A Resolução CEB 01/2022 define a norma como complemento à BNCC e dá outros encaminhamentos, tais como: o desenvolvimento de currículos pelas redes, formação inicial e continuada de professores, prazo de implementação e o estabelecimento de políticas públicas. A resolução entrou em vigor no dia 01 de novembro de 2022 definindo um prazo de um ano para as redes de ensino se adequarem. Em outras palavras, a partir do dia 01 de novembro de 2023, a Computação na Educação Básica passou a ser um direito de todos e não privilégio de alguns.

Em paralelo, a Política Nacional de Educação Digital (PNED) tramitou no Congresso e foi sancionada pelo presidente no dia 11 de janeiro de 2023. A Lei nº 14.533/23 tem o intuito de facilitar financiamento e formação adequada de professores, adequação das grades curriculares de cursos de licenciatura, oferta de cursos de Licenciatura em Computação, desenvolvimento de material didático, entrega de equipamentos adequados às escolas, entre outros.


A Computação na Educação Básica é dividida em três eixos:

Cultura Digital: Diz respeito à compreensão dos impactos da revolução digital e dos avanços do mundo digital na sociedade contemporânea, à construção de atitude crítica, ética e responsável em relação à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais. Também quanto aos usos das diferentes tecnologias digitais e aos conteúdos veiculados. Refere-se, ainda, à fluência no uso da tecnologia digital de forma eficiente, contextualizada e crítica.

Mundo Digital: Compreende artefatos digitais – físicos (computadores, celulares, tablets) e virtuais (internet, redes sociais, programas, nuvens de dados). Mundo digital diz respeito à informação, armazenamento, proteção, e uso de códigos para representar diferentes tipos de informação, formas de processar, transmitir e distribuí-la de maneira segura e confiável.

Pensamento Computacional: Conjunto de habilidades necessárias para compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e soluções de forma metódica e sistemática através do desenvolvimento da capacidade de criar e adaptar algoritmos. Utiliza-se de fundamentos da computação para alavancar e aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico em diversas áreas do conhecimento. (outras definições)

Parecer CNE/CEB nº 2/2022
17 de fevereiro de 2022
Resolução CEB 01/2022
de 04 de outubro de 2022
Tabelas de Habilidades e Competências
Tabelas de Habilidades e Competências
(versão páginas abertas / A4)
Tabelas de Habilidades e Competências
(Versão on-line BETA)
Política Nacional de Educação Digital (PNED)
Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023
Conheça o Referencial Curricular em
Inteligência Artificial no Ensino Médio
Trata-se da primeira proposta para organizar competências e
habilidades, iniciando um debate sobre seu uso para a
educação básica. Não é um documento oficial.
Canvas: Implementação da BNCC Computação
work in progress (versão beta)

Orientações de como utilizar o Canvas
Versão Impressão (A3)


Versão Online




Conheça também o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)
Ele tem como principal objetivo apoiar redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares. O currículo atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, para implementação de práticas que ajudem a desenvolver nos alunos competências e habilidades relacionadas a tecnologia e a computação. Saiba mais


Publicações


TESE BRACKMANN - Pensamento Computacional Desplugado



AlgoCards




Conheça baralho de cartas pioneiro no desenvolvimento do Pensamento Computacional para todos!

Assista a vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=bX7w-JrC9mA



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Atividades


Nome
Descrição e Links
Recomendação
Decomposição
Turma da Mônica

A partir do 2º ano
Mapa da
Turma da Mônica

A partir do 1º ano (em grupos) e do 4º ano (individual)
Tetris - Instruções
A partir do 2º ano
Controle Remoto
A partir do 3º ano
Algoritmo Musical:
Os Elefantes

A partir do 1º ano
Bugs
A partir do 4º ano
Boneca de Papel
A partir do 3º ano
Cupcakes
A partir do 6º ano
Tetris - Repetição
A partir do 5º ano
Autômatos da Mônica
A partir do 6º ano
Estacionamento
A partir do 3º ano
Portas Lógicas
A partir do 3º ano
A partir do 5º ano
A partir do 1º ano

Evolução da Computação
Download JPG
Download PDF

A partir do 6º ano

Linha do Tempo da Inteligência Artificial
Download JPG

A partir do 6º ano

O que será? (desenho com pixel)
Download

A partir do 3º ano

Crie um app com Canvas e Storyboards

Instruções

ANEXO 1 | ANEXO 2

A partir do 6º ano

D0m1nó

Download

A partir do 4º ano

Crie computadores

Download

A partir do 2º ano

Atividades Traduzidas - Program.AR / Fundación Sadosky

Acessar
Anos iniciais

Cards de Projetos Arduino / Tinkercad

Acessar
A partir do 6º ano

Sites úteis e outras atividades

Sites e Softwares poderosos na Educação do Século XXI

Acessar

Colabore e envie sua sugestão

Computação Desplugada
Acesse o site

Projeto Computação Fundamental
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Curso para Professores da Educação Básica


Contato/Sobre


Contribuições, sugestões ou críticas? Envie uma mensagem para a gente: contato@computacional.com.br

Mantenedor:
Prof. Dr. Christian Puhlmann Brackmann
brackmann@iffar.edu.br


Projeto de Ensino: Desmistificando Algoritmos
Projeto de Extensão: Computação na Escola - Formando Professores para o Futuro
Projeto de Extensão: Introdução da Inteligência Artificial no Ensino Médio
Projeto de Iniciação Tecnológica: Pensamento Computacional e Arduino para Professores e Estudantes da Educação Básica
Projeto de Pesquisa: IA@Escola
Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Computação Aplicada (GPEICA)

Como referenciar:
BRACKMANN. Computacional: Educação em Computação. 2023. Disponível em: https://www.computacional.com.br/ Acesso em: 28 11 2023.

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