Pensamento Computacional Brasil

Conheça o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação
do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)!




Ele tem como principal objetivo apoiar redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação
em suas propostas curriculares.
O currículo atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, para implementação de práticas que
ajudem a desenvolver nos alunos competências e habilidades relacionadas a tecnologia e a computação. Saiba mais

Últimas Notícias


18/06/21 - Os AlgoCards é um baralho que permite desenvolver o Pensamento Computacional sem a necessidade de computadores - [Saiba mais]
13/01/21 - História supreendente!
Já fiz minha colaboração 😉

Jovem de 17 anos cria robô fazendo programação em celular quebrado e ganha vaquinha para os estudos
https://razoesparaacreditar.com/jovem-programador-estudos-vaquinha/?fbclid=IwAR1cstiJXhEuiZcMPF7BHFMKO_twMNgQE5C0eTkXWyCfhhPLvuxv2aIrG_M - [Saiba mais]
06/12/20 - Currículo para cursos técnicos integrados ao ensino médio

Elaborado pelo CIEB, documento incentiva que redes e escolas possam adotar estratégias e o trabalho com competências guiado pela BNCC para que alunos desenvolvam habilidades a partir do uso de tecnologias simples e complexas através de cursos técnicos profissionalizantes. - [Saiba mais]
06/12/20 - Foram lançados 5 novos Volumes de gibis da Série 7:
PENSAMENTO COMPUTACIONAL.

Esses novos gibis foram elaborados como parte integrante da pesquisa de mestrado desenvolvida por Felipe Faustino de Souza no PROCC/UFS. Os gibis versam sobre o desenvolvimento do Pensamento Computacional de forma interdisciplinar por meio de práticas Mindfulness.

Os Volumes 8, 9 e 10 falam sobre Mindfulness e Pensamento Computacional, sob autorias de Felipe Faustino , Luis Antonio , Nunes Maria Augusta, Zenith Delabrida e nosso maravilhoso designer e ilustrador Albert Barbosa

O Volume 11 traz Desafios de programação para o desenvolvimento do Pensamento Computacional sob a autoria de Felipe Faustino ,Nunes Maria Augusta e nosso talentoso colaborador Humberto Júnior.

Boa leitura:
http://almanaquesdacomputacao.com.br/ - [Saiba mais]
06/12/20 - Crianças podem participar de oficina de programação na USP - [Saiba mais]
30/10/20 - Apesar do desemprego em alta, sobram vagas em tecnologia no Brasil - [Saiba mais]

Mais notícias? Clique aqui e participe do nosso grupo no Facebook!



O que é Pensamento Computacional?


Todas as definições foram extraídas de: BRACKMANN, Christian. Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através de Atividades Desplugadas na Educação Básica. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/10183/172208.

"O Pensamento Computacional é uma distinta capacidade criativa, crítica e estratégica humana de saber utilizar os fundamentos da Computação nas mais diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de identificar e resolver problemas colaborativamente através de passos claros de tal forma que uma pessoa ou uma máquina possam executá-los eficazmente" (BRACKMANN, 2017)

"São habilidades comumente utilizadas na criação de programas computacionais como uma metodologia para resolver problemas específicos nas mais diversas áreas” (BUNDY, 2007) (NUNES, 2011)

“É o processo de reconhecer aspectos da computação em um mundo que nos cerca e, aplicar ferramentas e técnicas da Ciência da Computação para entender e argumentar sobre sistemas e processos naturais e artificiais” (FURBER, 2012)

“É uma abordagem usada para solução de problemas utilizando o que se sabe sobre Computação” (GOOGLE FOR EDUCATION, 2015)

“É desenvolver e empregar estratégias para entender e resolver problemas de forma a aproveitar o poder dos métodos tecnológicos para desenvolver e testar soluções” (ISTE, 2016)

“Pensar nos problemas de forma que um computador consiga solucioná-los”. “O Pensamento Computacional é executado por pessoas e não por computadores. Ele inclui o pensamento lógico, a habilidade de reconhecimento de padrões, raciocinar através de algoritmos, decompor e abstrair um problema” (LIUKAS, 2015)

“É uma das práticas fundamentais da Ciência da Computação, porém o termo não é de uso exclusivo da Computação e não é adequado para retratar a totalidade do campo” (McMASTER et al. 2010)

“A combinação do pensamento crítico com os fundamentos da Computação define uma metodologia para resolver problemas, denominada Pensamento Computacional. É uma distinta forma de pensamentos com conceitos básicos da Ciência da Computação para resolver problemas, desenvolver sistemas e para entender o comportamento humano, habilidade fundamental para todos” (WING, 2006)

“Processos de pensamento envolvidos na formulação de problemas e as suas soluções de modo que as mesmas são representadas de uma forma que pode ser eficazmente executada por um agente de processamento de informações” (WING, 2010)

“São os processos de pensamento envolvidos na formulação de um problema e que expressam sua solução ou soluções eficazmente, de tal forma que uma máquina ou uma pessoa possam realizar. É a automação da abstração e o ato de pensar como um Cientista da Computação” (WING, 2014)

“Mesmo após diversos estudos e quase uma década de esforços para definir o Pensamento Computacional, ainda existem críticas que sugerem que não sabemos o que o Pensamento Computacional significa ou sua forma de medir” (KURSHAN, 2016)

Documentos


TESE BRACKMANN - Pensamento Computacional Desplugado

Outras atividades

Um pouco sobre Pensamento Computacional Desplugado

Contato


Sugestões ou Críticas? Fale conosco.

Mantenedor:
Prof. Dr. Christian Puhlmann Brackmann
brackmann@iffar.edu.br

Como referenciar:
BRACKMANN, Christian Puhlmann. Pensamento Computacional Brasil. 2021. Disponível em: https://www.computacional.com.br/ Acesso em: 22 06 2021.

Pensamento Computacional Brasil
www.computacional.com.br