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07/08/22 - Câmara aprova projeto que cria política nacional de educação digital
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (4) um projeto que institui a Política Nacional de Educação Digital, que estabelece estratégias visando a capacitação de profissionais e a inclusão de programação e robótica no currículo da educação básica. O texto segue para o Senado.

A proposta detalha diretrizes para o desenvolvimento da educação digital por meio de quatro eixos:

- inclusão digital, com a promoção de estratégias gratuitas voltadas a todas as camadas da população;

- educação digital escolar, englobando o pensamento computacional, cultura digital e tecnologia assistiva;

- capacitação e especialização digital, voltada à formação de profissionais e desenvolvimento de competências digitais e habilidades necessárias à empregabilidade;

- pesquisa científica em tecnologias da informação e comunicação, com objetivo de estimular a produção de novos conhecimentos.

O texto, de autoria da deputada Angela Amim (PP-SC) e relatado pelo deputado Israel Batista (PSB-DF), propõe a promoção de competências informacionais e digitais, ferramentas on-line entre outras estratégias como forma de estimular a inclusão digital.

Em relação à educação digital escolar, a proposta diz que as ações deverão ser desenvolvidas respeitando as diretrizes curriculares vigentes e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de propor diretrizes prioritárias, como a promoção ao desenvolvimento de competências digitais, a promoção de práticas de educação midiática, entre outros.

Conforme o projeto, a política de educação digital será regulamentada pelo governo, deverá obedecer ao plano plurianual e respeitar os respectivos limites orçamentários e competência de cada órgão governamental envolvido.

A proposta ainda determina que o ensino de programação, computação e robótica deverá compor os currículos da educação básica desde o ensino fundamental.

Lembrando que esse projeto não tem nenhuma relação com a norma da Computação na Educação Básica / Complemento à BNCC.

Fonte: https://g1.globo.com/politica/noticia/2022/08/04/camara-aprova-projeto-que-cria-politica-nacional-de-educacao-digital.ghtml - [Saiba mais]
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Computação na Educação Básica


Em 17 de fevereiro de 2022, a o relatório da Norma sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Tabelas de Habilidades e Competências foram aprovadas com louvor e unanimidade pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e encontram-se em fase de homologação no Ministério da Educação. A norma foi também prevista na Resolução CNE/CP 02/2017 e CNE/CP 04/2018. A Computação está prevista na BNCC em todas as etapas de ensino em três eixos:

Cultura Digital: Diz respeito à compreensão dos impactos da revolução digital e dos avanços do mundo digital na sociedade contemporânea, à construção de atitude crítica, ética e responsável em relação à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais. Também quanto aos usos das diferentes tecnologias digitais e aos conteúdos veiculados. Refere-se, ainda, à fluência no uso da tecnologia digital de forma eficiente, contextualizada e crítica.

Mundo Digital: Compreende artefatos digitais – físicos (computadores, celulares, tablets) e virtuais (internet, redes sociais, programas, nuvens de dados). Mundo digital diz respeito à informação, armazenamento, proteção, e uso de códigos para representar diferentes tipos de informação, formas de processar, transmitir e distribuí-la de maneira segura e confiável.

Pensamento Computacional: Conjunto de habilidades necessárias para compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e soluções de forma metódica e sistemática através do desenvolvimento da capacidade de criar e adaptar algoritmos. Utiliza-se de fundamentos da computação para alavancar e aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico em diversas áreas do conhecimento. (outras definições)



Conheça também o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)
Ele tem como principal objetivo apoiar redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares. O currículo atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, para implementação de práticas que ajudem a desenvolver nos alunos competências e habilidades relacionadas a tecnologia e a computação. Saiba mais

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Prof. Dr. Christian Puhlmann Brackmann
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Como referenciar:
BRACKMANN, Christian Puhlmann. Pensamento Computacional Brasil. 2022. Disponível em: https://www.computacional.com.br/ Acesso em: 08 08 2022.

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