Conheça o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação
do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)!
Ele tem como principal objetivo apoiar redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação
em suas propostas curriculares.
O currículo atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, para implementação de práticas que
ajudem a desenvolver nos alunos competências e habilidades relacionadas a tecnologia e a computação. Saiba mais
![]() | 20/05/22 - Educação robótica: a imersão em múltiplas áreas do conhecimento Com desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, a educação robótica tem se tornado cada vez mais popular entre as instituições de ensino brasileiras; especialistas destacam sua importância. Saiba mais em: https://cangurunews.com.br/educacao-robotica-a-imersao.../ - [Saiba mais] |
![]() | 03/05/22 - "Juntamente ao raciocínio, a representação e a comunicação, a argumentação é uma habilidade essencial para o desenvolvimento do letramento matemático e do pensamento computacional. Portanto, ela merece nosso olhar atento para garantir que esteja presente em nossa prática cotidiana." https://novaescola.org.br/conteudo/21204/como-estimular-a-argumentacao-nas-aulas-de-matematica - [Saiba mais] |
12/03/22 - VERSÃO FINAL DO RELATÓRIO APROVADO COM LOUVOR E POR UNANIMIDADE PELO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE) DAS NORMAS SOBRE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - COMPLEMENTO À BNCC: https://bit.ly/36cUxBI Foi uma honra ter participado do GT Principal e ter contribuído em todo o processo. Agradeço imensamente pelo carinho de vocês. Próxima (e última) etapa: assinatura do ministro da educação Com dificuldade em ler as matrizes? https://bit.ly/computacaobncc - [Saiba mais] | |
![]() | 22/01/22 - Relacionar inglês e programação promove aprendizagem mais efetiva "Por mais que exista interesse crescente nas duas áreas, encontrar professores capazes de ensiná-las ao mesmo tempo ainda é um grande desafio para a maior parte das instituições. Quem vai ficar responsável por lecionar a disciplina é uma professora de matemática fluente em inglês" https://porvir.org/relacionar-ingles-e-programacao-promove-aprendizagem-mais-efetiva/ - [Saiba mais] |
![]() | 14/12/21 - A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) está ofertando 30.000 vagas de minicurso a respeito do Pensamento Computacional para todos os interessados no tema. O curso tem carga horária de 10 horas. Saiba mais em https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46663 - [Saiba mais] |
![]() | 29/11/21 - Como trabalhar pensamento computacional na escola básica na prática? Essa resposta você consegue no livro (Des)pluga! Uma obra colaborativa com estudantes do Ensino Médio, Ensino Superior, professora(e)s e servidora(e)s do IFRS - Campus Osório e instituições parceiras. Nele são apresentados referenciais teóricos sobre aprendizagem investigativa, criativa, além de contar com atividades plugadas e desplugadas com diferentes olhares sobre a sua resolução. O e-book é gratuito e pode ser adquirido pelo link https://repositorio.ifrs.edu.br/handle/123456789/442 - [Saiba mais] |
![]() | 15/11/21 - MICROBIT LIVE 2021! Inscreva-se agora no #microbitLIVE 2021 para participar do evento com mais de 80 educadores, pesquisadores e desenvolvedores de 28 países sobre seu trabalho com o micro:bit da BBC Inscreva-se agora: https://microbit.org/live2021 - [Saiba mais] |
Todas as definições foram extraídas de: BRACKMANN, Christian. Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através de Atividades Desplugadas na Educação Básica. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/10183/172208.
"O Pensamento Computacional é uma distinta capacidade criativa, crítica e estratégica humana de saber utilizar os fundamentos da Computação, nas mais diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de identificar e resolver problemas, de maneira individual ou colaborativa, através de passos claros, de tal forma que uma pessoa ou uma máquina possam executá-los eficazmente". (BRACKMANN, 2017)
"São habilidades comumente utilizadas na criação de programas computacionais como uma metodologia para resolver problemas específicos nas mais diversas áreas” (BUNDY, 2007) (NUNES, 2011)
“É o processo de reconhecer aspectos da computação em um mundo que nos cerca e, aplicar ferramentas e técnicas da Ciência da Computação para entender e argumentar sobre sistemas e processos naturais e artificiais” (FURBER, 2012)
“É uma abordagem usada para solução de problemas utilizando o que se sabe sobre Computação” (GOOGLE FOR EDUCATION, 2015)
“É desenvolver e empregar estratégias para entender e resolver problemas de forma a aproveitar o poder dos métodos tecnológicos para desenvolver e testar soluções” (ISTE, 2016)
“Pensar nos problemas de forma que um computador consiga solucioná-los”. “O Pensamento Computacional é executado por pessoas e não por computadores. Ele inclui o pensamento lógico, a habilidade de reconhecimento de padrões, raciocinar através de algoritmos, decompor e abstrair um problema” (LIUKAS, 2015)
“É uma das práticas fundamentais da Ciência da Computação, porém o termo não é de uso exclusivo da Computação e não é adequado para retratar a totalidade do campo” (McMASTER et al. 2010)
“A combinação do pensamento crítico com os fundamentos da Computação define uma metodologia para resolver problemas, denominada Pensamento Computacional. É uma distinta forma de pensamentos com conceitos básicos da Ciência da Computação para resolver problemas, desenvolver sistemas e para entender o comportamento humano, habilidade fundamental para todos” (WING, 2006)
“Processos de pensamento envolvidos na formulação de problemas e as suas soluções de modo que as mesmas são representadas de uma forma que pode ser eficazmente executada por um agente de processamento de informações” (WING, 2010)
“São os processos de pensamento envolvidos na formulação de um problema e que expressam sua solução ou soluções eficazmente, de tal forma que uma máquina ou uma pessoa possam realizar. É a automação da abstração e o ato de pensar como um Cientista da Computação” (WING, 2014)
“Mesmo após diversos estudos e quase uma década de esforços para definir o Pensamento Computacional, ainda existem críticas que sugerem que não sabemos o que o Pensamento Computacional significa ou sua forma de medir” (KURSHAN, 2016)
TESE BRACKMANN - Pensamento Computacional Desplugado
Facebook - Grupo Pensamento Computacional Brasil
Computer Science Teacher Association
LITE Univali - Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação
AVAMEC: Curso Introdução ao Pensamento Computacional
AVAMEC: Aplicações do Pensamento Computacional para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
AVAMEC: Aplicações do Pensamento Computacional para os Anos Finais do Ensino Fundamental
Conheça baralho de cartas pioneiro no desenvolvimento do Pensamento Computacional para todos: ALGOCARDS
Veja a vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=bX7w-JrC9mA
Pensamento Computacional Brasil
www.computacional.com.br