Pensamento Computacional Brasil

Conheça o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação
do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)!




Ele tem como principal objetivo apoiar redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação
em suas propostas curriculares.
O currículo atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, para implementação de práticas que
ajudem a desenvolver nos alunos competências e habilidades relacionadas a tecnologia e a computação. Saiba mais

Últimas Notícias


13/01/21 - História supreendente!
Já fiz minha colaboração 😉

Jovem de 17 anos cria robô fazendo programação em celular quebrado e ganha vaquinha para os estudos
https://razoesparaacreditar.com/jovem-programador-estudos-vaquinha/?fbclid=IwAR1cstiJXhEuiZcMPF7BHFMKO_twMNgQE5C0eTkXWyCfhhPLvuxv2aIrG_M - [Saiba mais]
06/12/20 - Currículo para cursos técnicos integrados ao ensino médio

Elaborado pelo CIEB, documento incentiva que redes e escolas possam adotar estratégias e o trabalho com competências guiado pela BNCC para que alunos desenvolvam habilidades a partir do uso de tecnologias simples e complexas através de cursos técnicos profissionalizantes. - [Saiba mais]
06/12/20 - Foram lançados 5 novos Volumes de gibis da Série 7:
PENSAMENTO COMPUTACIONAL.

Esses novos gibis foram elaborados como parte integrante da pesquisa de mestrado desenvolvida por Felipe Faustino de Souza no PROCC/UFS. Os gibis versam sobre o desenvolvimento do Pensamento Computacional de forma interdisciplinar por meio de práticas Mindfulness.

Os Volumes 8, 9 e 10 falam sobre Mindfulness e Pensamento Computacional, sob autorias de Felipe Faustino , Luis Antonio , Nunes Maria Augusta, Zenith Delabrida e nosso maravilhoso designer e ilustrador Albert Barbosa

O Volume 11 traz Desafios de programação para o desenvolvimento do Pensamento Computacional sob a autoria de Felipe Faustino ,Nunes Maria Augusta e nosso talentoso colaborador Humberto Júnior.

Boa leitura:
http://almanaquesdacomputacao.com.br/ - [Saiba mais]
06/12/20 - Crianças podem participar de oficina de programação na USP - [Saiba mais]
31/10/20 - Apesar do desemprego em alta, sobram vagas em tecnologia no Brasil - [Saiba mais]
12/08/20 - Chamada de Trabalhos - Evento Online

EduComp - Simpósio Brasileiro de Educação em Computação
27 A 30 DE ABRIL DE 2021

O Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp), promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), será um evento anual congregando pesquisadores e educadores da área de educação em computação com o objetivo de compartilhar novas ideias e resultados sobre a concepção, desenvolvimento e avaliação de cursos, currículos, disciplinas, projetos, atividades, ferramentas e materiais relacionados ao ensino e à aprendizagem de computação.
Convidamos os interessados a enviar contribuições para o EduComp na forma de artigos de pesquisa, ensaios, relatos de experiência e artigos descrevendo currículos e práticas pedagógicas, recursos didáticos ou ambientes e plataformas educacionais, além de resumos de novas ideias que contribuam para o avanço da área de educação em computação. Submissões para o EduComp podem tratar de todos os aspectos da educação em computação, ou seja, a educação de estudantes que estejam aprendendo computação, em qualquer nível de ensino.

Os artigos devem ser encaminhados a uma das seguintes trilhas:
Trilha 1: Artigos de Pesquisa e Ensaios
Trilha 2: Relatos de Experiência
Trilha 3: Currículos e Práticas Pedagógicas
Trilha 4: Recursos e Ambientes Educacionais

As propostas para o Laboratório de Ideias obedecerão a datas e formatos distintos.
Informações adicionais sobre a submissão de artigos (tipos de artigo, formato, requisitos) devem ser consultadas no site provisório do evento:
https://www.sbc.org.br/educomp2021

Datas Importantes para os Artigos Completos
Registro do artigo: até 18 de setembro de 2020
Envio de artigo completo: até 25 de setembro de 2020
Notificação de aceitação: até 26 de novembro de 2020
Submissão da versão final: até 10 de dezembro de 2020

Datas Importantes para o Laboratório de Ideias
Envio da proposta: até 31 de janeiro de 2021
Notificação de aceitação: até 21 de fevereiro de 2021
Submissão da versão final: até 28 de fevereiro de 2021

Comitê de Programa do EduComp
Coordenação Geral da Comitê de Programa: Roberto Almeida Bittencourt (UEFS)
Coordenação do Comitê de Programa da Trilha 1 – Artigos de Pesquisa e Ensaios: Roberto Almeida Bittencourt (UEFS) e Rodrigo Silva Duran (IFMS)
Coordenação do Comitê de Programa da Trilha 2 – Relatos de Experiência: Eleandro Maschio Krynski (UTFPR) e André Luis Alice Raabe (UNIVALI)
Coordenação do Comitê de Programa da Trilha 3 – Currículos e Práticas Pedagógicas: Leandro Silva Galvão de Carvalho (UFAM) e Adão Caron Cambraia (IFFAR)
Coordenação do Comitê de Programa da Trilha 4 – Recursos e Ambientes Educacionais: Taciana Pontual da Rocha Falcão (UFRPE) e Ellen Francine Barbosa (USP-SC)
Coordenação do Comitê de Programa do Laboratório de Ideias: Esdras Lins Bispo Junior (UFJ)
Coordenação do WLIC - Workshop da Licenciatura em Computação: Pasqueline Dantas Scaico (UFPB) e Rozelma Soares de França (UFRPE)

Comissão Organizadora
Coordenação Geral:
Esdras Lins Bispo Junior (UFJ), bispojr@ufg.br

Conselho Consultivo: Avelino Francisco Zorzo (PUC-RS), Jair Cavalcanti Leite (UFRN), Maria de Fátima Ramos Brandão (UnB), Mirela Moura Moro (UFMG) e Renata Mendes de Araújo (Mackenzie)

Coordenações da Comissão Organizadora
Coordenação de Web Site do Evento
Harley Macedo de Mello (IFCE-Crato)

Coordenação de Ferramental Online e Equipe de Apoio Técnico
Christian Puhlmann Brackmann (IFFar)

Coordenação de Publicação dos Anais
Elaine Harada Teixeira de Oliveira (UFAM)

Coordenação de Publicidade e Mídias Sociais
Aruquia Barbosa Matos Peixoto (CEFET-RJ)

Coordenação Financeira e de Inscrições
Wilkerson de Lucena Andrade (UFCG)

Coordenação de Conexão com a Educação Básica
Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz (UNISC)

Coordenação de Interação com Sociedades Científicas
Mirella Moura Moro (UFMG)

Coordenação de Estudantes Voluntários
Carolina Moreira Oliveira (UFPR) - [Saiba mais]
01/08/20 - Parabéns pela declaração, Ministro Marcos Pontes. Levar o Pensamento Computacional para a sala de aula é essencial para que nossos estudantes estejam preparados para as competências e habilidades do século XXI. Obrigado! Veja o vídeo completo em: https://www.youtube.com/watch?v=kpOZKutgPDI - [Saiba mais]

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O que é Pensamento Computacional?


Todas as definições foram extraídas de: BRACKMANN, Christian. Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através de Atividades Desplugadas na Educação Básica. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/10183/172208.

"O Pensamento Computacional é uma distinta capacidade criativa, crítica e estratégica humana de saber utilizar os fundamentos da Computação nas mais diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de identificar e resolver problemas colaborativamente através de passos claros de tal forma que uma pessoa ou uma máquina possam executá-los eficazmente" (BRACKMANN, 2017)

"São habilidades comumente utilizadas na criação de programas computacionais como uma metodologia para resolver problemas específicos nas mais diversas áreas” (BUNDY, 2007) (NUNES, 2011)

“É o processo de reconhecer aspectos da computação em um mundo que nos cerca e, aplicar ferramentas e técnicas da Ciência da Computação para entender e argumentar sobre sistemas e processos naturais e artificiais” (FURBER, 2012)

“É uma abordagem usada para solução de problemas utilizando o que se sabe sobre Computação” (GOOGLE FOR EDUCATION, 2015)

“É desenvolver e empregar estratégias para entender e resolver problemas de forma a aproveitar o poder dos métodos tecnológicos para desenvolver e testar soluções” (ISTE, 2016)

“Pensar nos problemas de forma que um computador consiga solucioná-los”. “O Pensamento Computacional é executado por pessoas e não por computadores. Ele inclui o pensamento lógico, a habilidade de reconhecimento de padrões, raciocinar através de algoritmos, decompor e abstrair um problema” (LIUKAS, 2015)

“É uma das práticas fundamentais da Ciência da Computação, porém o termo não é de uso exclusivo da Computação e não é adequado para retratar a totalidade do campo” (McMASTER et al. 2010)

“A combinação do pensamento crítico com os fundamentos da Computação define uma metodologia para resolver problemas, denominada Pensamento Computacional. É uma distinta forma de pensamentos com conceitos básicos da Ciência da Computação para resolver problemas, desenvolver sistemas e para entender o comportamento humano, habilidade fundamental para todos” (WING, 2006)

“Processos de pensamento envolvidos na formulação de problemas e as suas soluções de modo que as mesmas são representadas de uma forma que pode ser eficazmente executada por um agente de processamento de informações” (WING, 2010)

“São os processos de pensamento envolvidos na formulação de um problema e que expressam sua solução ou soluções eficazmente, de tal forma que uma máquina ou uma pessoa possam realizar. É a automação da abstração e o ato de pensar como um Cientista da Computação” (WING, 2014)

“Mesmo após diversos estudos e quase uma década de esforços para definir o Pensamento Computacional, ainda existem críticas que sugerem que não sabemos o que o Pensamento Computacional significa ou sua forma de medir” (KURSHAN, 2016)

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TESE BRACKMANN - Pensamento Computacional Desplugado

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Mantenedor:
Prof. Dr. Christian Puhlmann Brackmann
brackmann@iffar.edu.br

Como referenciar:
BRACKMANN, Christian Puhlmann. Pensamento Computacional Brasil. 2021. Disponível em: https://www.computacional.com.br/ Acesso em: 13 04 2021.

Pensamento Computacional Brasil
www.computacional.com.br