![]() | 17/08/22 - Saiu a versão diagramada das tabelas de competências e habilidades da Computacao na Educação Básica. Acesse: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=236791-anexo-ao-parecer-cneceb-n-2-2022-bncc-computacao&category_slug=fevereiro-2022-pdf&Itemid=30192 - [Saiba mais] |
![]() | 10/08/22 - Ciência da Computação: Oportunidade para todos os alunos Mais de 600 líderes de organizações sem fins lucrativos, universidades e gigantes da tecnologia – bem como 50 governadores dos EUA – assinaram uma carta em apoio à atualização do currículo do ensino fundamental e médio dos EUA para incluir oportunidades de aprender ciência da computação. Gigantes da indústria como Amazon, Microsoft, IBM, Apple, Meta, Alphabet, Uber, Nasdaq, Shopify, Spotify, Nike, AT&T, Airbnb, Dropbox, Dolingo, Khan Academy, Oracle, Salesforce, Discord e tantas outas instituições que aderiram à carta com a missão de expandir o acesso à educação em ciência da computação no país. Quer saber mais? https://www.ceosforcs.com/ - [Saiba mais] |
![]() | 07/08/22 - Câmara aprova projeto que cria política nacional de educação digital A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (4) um projeto que institui a Política Nacional de Educação Digital, que estabelece estratégias visando a capacitação de profissionais e a inclusão de programação e robótica no currículo da educação básica. O texto segue para o Senado. A proposta detalha diretrizes para o desenvolvimento da educação digital por meio de quatro eixos: - inclusão digital, com a promoção de estratégias gratuitas voltadas a todas as camadas da população; - educação digital escolar, englobando o pensamento computacional, cultura digital e tecnologia assistiva; - capacitação e especialização digital, voltada à formação de profissionais e desenvolvimento de competências digitais e habilidades necessárias à empregabilidade; - pesquisa científica em tecnologias da informação e comunicação, com objetivo de estimular a produção de novos conhecimentos. O texto, de autoria da deputada Angela Amim (PP-SC) e relatado pelo deputado Israel Batista (PSB-DF), propõe a promoção de competências informacionais e digitais, ferramentas on-line entre outras estratégias como forma de estimular a inclusão digital. Em relação à educação digital escolar, a proposta diz que as ações deverão ser desenvolvidas respeitando as diretrizes curriculares vigentes e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de propor diretrizes prioritárias, como a promoção ao desenvolvimento de competências digitais, a promoção de práticas de educação midiática, entre outros. Conforme o projeto, a política de educação digital será regulamentada pelo governo, deverá obedecer ao plano plurianual e respeitar os respectivos limites orçamentários e competência de cada órgão governamental envolvido. A proposta ainda determina que o ensino de programação, computação e robótica deverá compor os currículos da educação básica desde o ensino fundamental. Lembrando que esse projeto não tem nenhuma relação com a norma da Computação na Educação Básica / Complemento à BNCC. Fonte: https://g1.globo.com/politica/noticia/2022/08/04/camara-aprova-projeto-que-cria-politica-nacional-de-educacao-digital.ghtml - [Saiba mais] |
![]() | 25/07/22 - Aqui fica um desafio! Você consegue resolver? Comenta abaixo a resposta 😉 #reconhecimentodepadrões - [Saiba mais] |
![]() | 23/07/22 - Trabalhando conceitos de compressão de dados com Carlos Drummond de Andrade 😍 - [Saiba mais] |
Em 17 de fevereiro de 2022, o relatório da Norma sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Tabelas de Habilidades e Competências foram aprovadas com louvor e unanimidade pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e encontram-se em fase de homologação no Ministério da Educação. A norma foi prevista nas Resoluções CNE/CP 02/2017 e CNE/CP 04/2018 em todas as etapas de ensino e é dividida em três eixos:
Cultura Digital: Diz respeito à compreensão dos impactos da revolução digital e dos avanços do mundo digital na sociedade contemporânea, à construção de atitude crítica, ética e responsável em relação à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais. Também quanto aos usos das diferentes tecnologias digitais e aos conteúdos veiculados. Refere-se, ainda, à fluência no uso da tecnologia digital de forma eficiente, contextualizada e crítica.
Mundo Digital: Compreende artefatos digitais – físicos (computadores, celulares, tablets) e virtuais (internet, redes sociais, programas, nuvens de dados). Mundo digital diz respeito à informação, armazenamento, proteção, e uso de códigos para representar diferentes tipos de informação, formas de processar, transmitir e distribuí-la de maneira segura e confiável.
Pensamento Computacional: Conjunto de habilidades necessárias para compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e soluções de forma metódica e sistemática através do desenvolvimento da capacidade de criar e adaptar algoritmos. Utiliza-se de fundamentos da computação para alavancar e aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico em diversas áreas do conhecimento. (outras definições)
Conheça também o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)
Ele tem como principal objetivo apoiar redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares. O currículo atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, para implementação de práticas que ajudem a desenvolver nos alunos competências e habilidades relacionadas a tecnologia e a computação. Saiba mais
TESE BRACKMANN - Pensamento Computacional Desplugado
Facebook - Grupo Pensamento Computacional Brasil
Computer Science Teacher Association
LITE Univali - Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação
AVAMEC: Curso Introdução ao Pensamento Computacional
AVAMEC: Aplicações do Pensamento Computacional para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
AVAMEC: Aplicações do Pensamento Computacional para os Anos Finais do Ensino Fundamental
Conheça baralho de cartas pioneiro no desenvolvimento do Pensamento Computacional para todos!
Assista a vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=bX7w-JrC9mA
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Mantenedor:
Prof. Dr. Christian Puhlmann Brackmann
brackmann@iffar.edu.br
Como referenciar:
BRACKMANN, Christian Puhlmann. Pensamento Computacional Brasil. 2022. Disponível em: https://www.computacional.com.br/ Acesso em: 18 08 2022.
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