Computacional


Últimas Notícias


25/03/24 - No dia 26/03, a partir das 14h30, vamos realizar o 2º encontro da série “Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes”, que terá como tema “Quais competências digitais desenvolver e por que é indispensável avaliá-las?” no qual vamos entender o que são e a importância dessas competências e também trazer a BNCC Computação como uma normativa importante.

O encontro contará com as participações de Daniela Costa, pesquisadora e coordenadora da pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras da TIC Educação, Ivan Siqueira, relator do parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a BNCC Computação e professor da UFBA, José Armando Valente, livre docente pela UNICAMP, Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e atualmente pesquisador do Projeto Maker Culture da Columbia University e Roseli de Deus Lopes, pesquisadora de tecnologias aplicadas à educação e professora associada da USP. Com a abertura de Graziela Castello, coordenadora da área de Métodos qualitativos e estudos setoriais no Cetic.br Nic.br.

A série de webinários, que conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (@el_bid) e do Cetic.br (@nicbr), será transmitida ao vivo no Youtube da Fundação Telefônica Vivo! Saiba mais: https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/avaliacao-de-competencias-digitais-de-estudantes/ - [Saiba mais]
12/03/24 - https://porvir.org/o-que-educadores-precisam-aprender-para-comecar-a-usar-ia/ - [Saiba mais]
10/02/24 - Olá, pessoal!
É com alegria que informamos que 1° lote das inscrições para o Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp 2024) estão abertas!
O evento irá acontecer de forma totalmente online no período entre 22 a 27 de abril de 2024 com tema: Os desafios da Educação em Computação no contexto da popularização da Inteligência Artificial.

SAIBA MAIS EM HTTPS://WWW.EDUCOMPBRASIL.ORG/SIMPOSIO/2024

Graziela Guarda Esdras Bispo Jr. - [Saiba mais]
01/02/24 - https://porvir.org/computador-de-bolso-revolucionar-programacao-escolas/ - [Saiba mais]

Participe das nossas redes sociais:



Computação na Educação Básica


A norma da Computação foi inicialmente prevista nas Resoluções CNE/CP 02/2017 e CNE/CP 04/2018 em todas as etapas de ensino. Em 17 de fevereiro de 2022, o parecer da Norma sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Tabelas de Habilidades e Competências foram aprovadas com louvor e unanimidade pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

A norma foi homologada no dia 30 de setembro de 2022 pelo Ministério da Educação (MEC) e publicada no Diário Oficial da União no dia 03 de outubro do mesmo ano.

A Resolução CEB 01/2022 define a norma como complemento à BNCC e dá outros encaminhamentos, tais como: o desenvolvimento de currículos pelas redes, formação inicial e continuada de professores, prazo de implementação e o estabelecimento de políticas públicas. A resolução entrou em vigor no dia 01 de novembro de 2022 definindo um prazo de um ano para as redes de ensino se adequarem. Em outras palavras, a partir do dia 01 de novembro de 2023, a Computação na Educação Básica passou a ser um direito de todos e não privilégio de alguns.

Em paralelo, a Política Nacional de Educação Digital (PNED) tramitou no Congresso e foi sancionada pelo presidente no dia 11 de janeiro de 2023. A Lei nº 14.533/23 que criou a PNED, também altera o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/1996), incluindo o ensino de computação, programação, robótica e outras competências digitais como um novo componente curricular no ensino fundamental e médio. O oitavo artigo da LDB também foi alterado, incluindo a avaliação do letramento e da educação digital nas escolas e das IES. Além disso, o PNED tem o intuito de facilitar o financiamento e formação adequada de professores, adequação das grades curriculares de cursos de licenciatura, oferta de cursos de Licenciatura em Computação, desenvolvimento de material didático, propiciar equipamentos e internet adequados às escolas e dá outros encaminhamentos.


A Computação na Educação Básica é dividida em três eixos:

Cultura Digital: Diz respeito à compreensão dos impactos da revolução digital e dos avanços do mundo digital na sociedade contemporânea, à construção de atitude crítica, ética e responsável em relação à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais. Também quanto aos usos das diferentes tecnologias digitais e aos conteúdos veiculados. Refere-se, ainda, à fluência no uso da tecnologia digital de forma eficiente, contextualizada e crítica.

Mundo Digital: Compreende artefatos digitais – físicos (computadores, celulares, tablets) e virtuais (internet, redes sociais, programas, nuvens de dados). Mundo digital diz respeito à informação, armazenamento, proteção, e uso de códigos para representar diferentes tipos de informação, formas de processar, transmitir e distribuí-la de maneira segura e confiável.

Pensamento Computacional: Conjunto de habilidades necessárias para compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e soluções de forma metódica e sistemática através do desenvolvimento da capacidade de criar e adaptar algoritmos. Utiliza-se de fundamentos da computação para alavancar e aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico em diversas áreas do conhecimento. (outras definições)

Parecer CNE/CEB nº 2/2022
17 de fevereiro de 2022
Resolução CEB 01/2022
de 04 de outubro de 2022
Tabelas de Habilidades e Competências
Tabelas de Habilidades e Competências
(versão páginas abertas / A4)
Tabelas de Habilidades e Competências
(Versão on-line BETA)
Política Nacional de Educação Digital (PNED)
Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023
Conheça o Referencial Curricular em
Inteligência Artificial no Ensino Médio
Trata-se da primeira proposta para organizar competências e
habilidades, iniciando um debate sobre seu uso para a
educação básica. Não é um documento oficial.
Canvas: Implementação da BNCC Computação
work in progress (versão beta)

Orientações de como utilizar o Canvas
Versão Impressão (A3)


Versão Online




Conheça também o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)
Ele tem como principal objetivo apoiar redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares. O currículo atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, para implementação de práticas que ajudem a desenvolver nos alunos competências e habilidades relacionadas a tecnologia e a computação. Saiba mais



Publicações


TESE / BRACKMANN - Pensamento Computacional Desplugado

Apresentacoes
BELL - Computer Science, whats the big idea.pdf
CRESPO - O Pensamento Computacional e suas implicações no ensino (CBIE 2016).pdf
MAYFIELD - Computational Thinking in K-12 Education.pdf
Pensamento Computacional - Inova CPS.pdf
PHILLIPS-Microsoft - Computational Thinking.ppt
WING 2008 - Computational Thinking for Everyone.ppt
WING 2011 - Computational Thinking.pdf
ZAGAMI - Understanding Computational Thinking.pdf
Computing at School
Computing at School - CAS - Csizmadia - Computational Thinking - A Guide for Teachers.pdf
Computing at School - Curriculum Framework for CS and IT.pdf
Computing at School - JONES - International Comparisons.pdf
Computing at School - the state of the nation.pdf
Dissertacoes e Teses
BRACKMANN - Pensamento Computacional Desplugado.pdf
CURASMA-Uma ferramenta para a introdução à programação e pc com motivação usando realidade virtual.pdf
GERALDES - O pensamento computacional no ensino profissional e tecnológico.pdf
Minchillo - Towards better tools and methodologies to teach CT to children.pdf
RODRIGUEZ - Dissertação - Assessing Computational Thinking Unplugged.pdf
ROMAN - Tesis - Codigoalfabetización y Pensamiento Computacional en Educación Primaria y Secundaria.pdf
TUSSI - Caminhos Metodológicos para a Construção de uma Política Pública de Computação.pdf
YIM - Computer Science Illustrated.pdf
Gerais
Amorim e Barreto - Pensamento computacional na educação - ebook.pdf
ANDRADE - Proposta de Atividades para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental.pdf
ARANTES - Uma dinâmica para ensino de conceitos fundamentais de programação.pdf
BARBOSA - Por que a Pesquisa de Desenvolvimento na Educação em Matemática.pdf
BARBOSA - Por que a Pesquisa de Desenvolvimento na Educação Matemática-.pdf
BARCELLOS - Pensamento Computacional e Educacao Matematica Relacoes para o Ensino de Computacao na Educacao Basica.pdf
BARCELOS - Teaching Computational Thinking in Initial Series.pdf
BARR - Bringing Computational Thinking to K12.pdf
BELL-Constructing computational thinking without using computers.pdf
BIOTTO - Foregrounds e Matemática você tem fome de quê.pdf
BONA - (Des)Pluga o PensamentoComputacional atrelado a Atividades Investigativas e auma Metodologia Inovadora.pdf
BORBA - Tecnologias Informáticas na Educação e Reorganização do Pensamento.pdf
BRACKMANN - Development of Computational Thinking Skills through Unplugged Activities.pdf
BRINDA - Bridging ICT and CS - Educational Standards for Computer Science in Lower Secondary Education.pdf
BUNDY - Computational Thinking is Pervasive.pdf
CAMPOS - Organização de Informações via Pensamento Computacional - Relato de Atividade Aplicada no EF.pdf
CARDOSO - Ensino e pesquisa no seculo XXI Um manif.pdf
CARVALHO - Discussing the Challenges Related to Deployment of Computational Thinking in Brazilian Basic Education.pdf
CERF - Computer Science in the Curriculum.pdf
CLEMENTS - Computers in Early Childhood Mathematics.pdf
COLLEGEBOARD- AP CS Principles Curriculum Framework.pdf
Curzon - Computational Thinking (uma introdução).pdf
CURZON - Developing computational thinking in the classroom - A Framework.pdf
Cáceres - Computational Thinking Test for Beginners.pdf
DEDE - Advancing computational thinking in 21st century learning.pdf
DENNING - The profession of IT Beyond computational thinking.pdf
European Schoolnet 2014 - Coding initiative report.pdf
European Schoolnet 2015 - Coding initiative report.pdf
FERNANDES - Pensamento Computacional como Auxílio a Promoção da Qualidade na EAD.pdf
FRANCA - A disseminação do PC na EB - lições aprendidas.pdf
FRANCA - Despertando o interesse pela CC - Praticas na educacao basica.pdf
FRANKLIN - Using Upper-Elementary Student Performance.pdf
FRANÇA - A Disseminação do Pensamento Computacional na Educação Básica.pdf
FRANÇA - Explorando o pensamento computacional no ensino médio do design à avaliação de jogos digitais.pdf
GONZALES - Which cognitive abilities underlie computational thinking Criterion validity of the Computational Thinking Test.pdf
GROVER - Computational Thinking in K-12.pdf
GROVER - Measuring Student Learning in Introductory Block-Based Programming.pdf
Guia Programae.pdf
HANUS - Assessing the effects of gamification in the classroom.pdf
HINTERHOLZ - Neurociência Cognitiva como base para Análise do Processo do Pensamento Computacional.pdf
HINTERHOLZ - PC e Neurociência Congnitiva.pdf
Kalelioglu - A Framework for Computational Thinking Based on a Systematic Research Review.pdf
KOLOGESKI - Desenvolvendo o Raciocínio Lógico e o Pensamento Computacional - Projeto Logicando.pdf
KONG - Computational Thinking Education in K-12 2022.pdf
KONG - Computiontal Thinking Education 2019.pdf
Kotsopoulos - Pedagogical Framework for Computational Thinking.pdf
LIMA - Experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação.pdf
LU - Thinking About Computational Thinking.pdf
LYE - Review on teaching and learning of CT through programming.pdf
MCMASTER - Integrating Mathematical Thinking, Abstract Thinking, and Computational Thinking.pdf
MESTRE - PC, Um estudo empírico sobre as questões de matemática do PISA.pdf
MORENO-LEON - Programar para aprender en Educación Primaria y Secundaria.pdf
MORENO-LEÓN - Code to Learn Where Does It Belong in the K-12 Curriculum.pdf
NOGUEIRA - Crianças, Algoritmos e Sistemas de Numeração Decimal.pdf
NOSCHANG - Portugol.pdf
OECD - Students, Computers and Learning - MAKING THE CONNECTION.pdf
OLIVEIRA - Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch.pdf
PAPERT - Redefining Childhood The Computer Presence as an Experiment in Developmental Psychology.pdf
PCAST - Report To The President and Congress - Designing A Digital Future.pdf
Progression Pathways by CS.pdf
Progression Pathways with CT.pdf
RAMOS - Educación del Razonamiento Lógico Matemático en Educación Infantil.pdf
RAMOS - Os futuros professores e os professores do futuro.pdf
RAMOS - Pensamento Computacional Na Escola e Práticas De Avaliação Das Aprendizagens.pdf
Report of a Workshop on The Scope and Nature of Computational Thinking.pdf
RIBEIRO - Computational Thinking - Possibilities and Challenges.pdf
ROMAN - Computational Thinking Test Design Guidelines and Content Validation.pdf
ROMAN - Test de Pensamiento Computacional diseño y psicometría general.pdf
ROMAN - Which cognitive abilities underlie computational thinking.pdf
ROMÁN-GONZÁLEZ - Complementary Tools for CT assessment.pdf
SADOSKY - CC-2016.pdf
SCHOEFFEL - Uma Experiência no Ensino de Pensamento Computacional e Fomento à Participação na Olimpíada Brasileira de Informática com Alunos do Ensino Fundamental.pdf
SEITER - Modeling the Learning Progressions of Computational Thinking of Primary Grade Students.pdf
SENTANCE - Teachers’ perspectives on successful strategies for teaching Computing in school.pdf
SENTANCE - Teachers’ perspectives on successful strategies.pdf
SIMOES - A social gamification framework for a K-6 learning platform.pdf
TES - Code to Joy.pdf
THE LINK - Pensamento Computacional.pdf
The New York Times - Learning to Think Like a Computer.pdf
The Report of a Workshop on Pedagogical Aspects of Computational Thinking.pdf
The Royal Society - computing-in-schools.pdf
Touretzky-Envisioning AI for K-12 - What Should Every Child Know about AI.pdf
TRIPP - Pesquisa-ação uma introdução metodológica.pdf
VOOGT - Computational thinking in compulsory education.pdf
WANGENHEIM - Ensino de Computação com SCRATCH no Ensino Fundamental- Um Estudo de Caso.pdf
Guias e Relatorios
AP Computer Science Principles - Course and Exam Description.pdf
BARR - Bringing CT to K-12.pdf
Bases para la implementación de la enseñanza de la programación en el sistema escolar.pdf
Bienkowski - Assessment Design Patterns for CT.pdf
Bocconi-JRC - Developing CT in Compulsory Education.pdf
CIEB-FTV - Pesquisa Tecnologias Digitais.pdf
COMICS - Conceitos básicos sobre programação e Scratch.pdf
CS4FN - Computational Thinking - Puzzling Tours.pdf
CS4Fun - The Magic of Computer Science III.pdf
Digital Promise - Computational Thinking for a Computational World.pdf
ebook - Hello World The Big Book of Pedagogy.pdf
ebook - uruguay - telefonica-pc.pdf
FURBER - Shut down or restart.pdf
GALLUP-GOOGLE - Searching for Computer Science - Access and Barriers in U.S. K-12 Education.pdf
Google - Pre-college-computer-science-education-report.pdf
K-12-Computer-Science-Framework.pdf
OctoStudio - Guia de Referência.pdf
OctoStudio Experiencias de aprendizaje.pdf
Pensamiento computacional - Un aporte para la educación de hoy.PDF
Implementacao
CanvasImplementacaoA3.pdf
ISTE-CSTA
Computational Thinking - Leadership Toolkit.pdf
Computational Thinking - Teacher Resource.pdf
CSTA - CompThinking a Problem Solving tool for Every Classroom.pdf
CSTA - School Leaders Mostly Mystified by Computer Science Education - 2014 StateofCSinUSHighSchools.pdf
CSTA - School Leaders Mostly Mystified by Computer Science Education - OracleSurvey DataSummary.pdf
ISTE - Standards for Students 2016.pdf
ISTE-CSTA-computational-thinking-operational-definition-flyer.pdf
Proposta CSTA e ISTE do PC em Sala de Aula - Traduzido.pdf
Material Didático
GIRAFFA - O Erro é Meu, Amigo.pdf
SANTANA - Computacao e Comunidade (7o Ano).pdf
SANTANA - Computacao e Eu (6o Ano).pdf
SANTANA - Computacao e o Mundo (9o Ano).pdf
SANTANA - Computacao e Sociedade (8o Ano).pdf
Turma da Mônica - Proteção de Dados Pessoais.pdf
OECD
OECD 2015 - Students Computers and Learning.pdf
OECD 2016 - Trends Shaping Education.pdf
OECD 2022 - The state of the field of computational thinking in early childhood education.pdf
PC Desplugado
AGGARWAL - Evaluating the Effect of Using Physical Manipulatives to Foster CT in Elementary School.pdf
Barretos-CS Unplugged Portugues 2011.pdf
CSUnplugged-ENG 2015.pdf
CSUnplugged-POR 2011 (Computer Science Unplugged - Português).pdf
CURZON - cs4fn and computational thinking unplugged.pdf
CURZON - Introducing Teachers to CT using Unplugged Storytelling.pdf
FABER - Teaching CT to Primary School Students via Unplugged Programming Lessons.pdf
FEASTER - Teaching CS Unplugged in the High School (with limited success).pdf
LAMBERT - Computer Science Outreach in Elementary High School.pdf
NISHIDA - A CS Unplugged Design Pattern.pdf
Pensamiento Computacional Ilustrado.pdf
Radhakrishnan - Of Elephants and Nested Loops.pdf
RODRIGUEZ - Assessing Computational Thinking in CS Unplugged Activities.pdf
RODRIGUEZ - Using Student Performance to Assess CS Unplugged.pdf
Rodriguez mines 0052N 10899.pdf
SCAICO - Um Relato de Experiências de Estagiários da Licenciatura em Computação com Crianças.pdf
SORVA - Notional Machines and Introductory Programming Education.pdf
TAUB - CS Unplugged and Middle-School Students’ Views, Attitudes, and Intentions.pdf
TAUB - The Effect of CS Unplugged on Middle-School Students Views of CS.pdf
TOMOHIRO - A CS Unplugged Design Pattern.pdf
UFAM - Scripts Teatro - Computação Desplugada.pdf
UNNIKRISHNAN - Of Elephants and Nested Loops.pdf
Program.ar
cc para el aula-1er ciclo primaria-fichas.pdf
cc para el aula-1er ciclo primaria.pdf
cc para el aula-1er ciclo secundaria-fichas.pdf
cc para el aula-1er ciclo secundaria.pdf
cc para el aula-2do ciclo primaria-fichas.pdf
cc para el aula-2do ciclo primaria-fichas docentes.pdf
cc para el aula-2do ciclo primaria.pdf
cc para el aula-2do ciclo secundaria-fichas.pdf
cc para el aula-2do ciclo secundaria.pdf
Wing
WING 2006 - Computational Thinking.pdf
WING 2008 - Computational thinking and thinking about computing.pdf
WING 2010 Computational Thinking What and Why.pdf
WING 2014 - Computational Thinking Benefits Society.pdf




AlgoCards




Conheça baralho de cartas pioneiro no desenvolvimento do Pensamento Computacional para todos!

Assista a vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=bX7w-JrC9mA



Baixe a versão Gratuita, Econômica e Eco-friendly do AlgoCards para imprimir, recortar, pintar e utilizar na sua casa ou escola.

Selecione o idioma:   PORTUGUÊS   |   ESPAÑOL   |   INGLÊS



Baixe a versão gratuita e colorida do AlgoCards para imprimir, recortar e utilizar na sua casa ou escola.

Selecione o idioma:   PORTUGUÊS   |   ESPAÑOL   |   INGLÊS


Faça uma cópia ou download do arquivo para customizar suas atividades.

Selecione o idioma:   PORTUGUÊS



Atividades


Nome
Descrição e Links
Recomendação
Todas as etapas de ensino
Todas as etapas de ensino


Decomposição
Turma da Mônica

A partir do 2º ano
Mapa da
Turma da Mônica

A partir do 1º ano (em grupos) e do 4º ano (individual)
Tetris - Instruções
A partir do 2º ano
Controle Remoto
A partir do 3º ano
Algoritmo Musical:
Os Elefantes

A partir do 1º ano
Bugs
A partir do 4º ano
Boneca de Papel
A partir do 3º ano
Cupcakes
A partir do 6º ano
Tetris - Repetição
A partir do 5º ano
Autômatos da Mônica
A partir do 6º ano
Estacionamento
A partir do 3º ano
Portas Lógicas
A partir do 3º ano
A partir do 5º ano
A partir do 1º ano

Evolução da Computação
Download JPG
Download PDF

A partir do 6º ano

Linha do Tempo da Inteligência Artificial
Download JPG

A partir do 6º ano

O que será? (desenho com pixel)
Download

A partir do 3º ano

Crie um app com Canvas e Storyboards

Instruções

ANEXO 1 | ANEXO 2

A partir do 6º ano

D0m1nó

Download

A partir do 4º ano

Crie computadores

Download

A partir do 2º ano

Atividades Traduzidas - Program.AR / Fundación Sadosky

Acessar
Anos iniciais

Cards de Projetos Arduino / Tinkercad

Acessar
A partir do 6º ano


Sites úteis e outras atividades

Sites e Softwares poderosos na Educação do Século XXI

Acessar

Colabore e envie sua sugestão

Computação Desplugada
Acesse o site

Projeto Computação Fundamental
Acessar



Curso para Professores da Educação Básica





Contato/Sobre


Contribuições, sugestões ou críticas? Envie uma mensagem para a gente: contato@computacional.com.br

Mantenedor:
Prof. Dr. Christian Puhlmann Brackmann
brackmann@iffar.edu.br


Projeto de Ensino: Desmistificando Algoritmos
Projeto de Extensão: Computação na Escola - Formando Professores para o Futuro
Projeto de Extensão: Introdução da Inteligência Artificial no Ensino Médio
Projeto de Iniciação Tecnológica: Pensamento Computacional e Arduino para Professores e Estudantes da Educação Básica
Projeto de Pesquisa: IA@Escola
Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Computação Aplicada (GPEICA)

Como referenciar:
BRACKMANN. Computacional: Educação em Computação. 2024. Disponível em: https://www.computacional.com.br/ Acesso em: 24 04 2024.

Computacional
www.computacional.com.br