Pensamento Computacional Brasil

Conheça o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação
do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)!




Ele tem como principal objetivo apoiar redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação
em suas propostas curriculares.
O currículo atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, para implementação de práticas que
ajudem a desenvolver nos alunos competências e habilidades relacionadas a tecnologia e a computação. Saiba mais

Últimas Notícias


01/08/20 - Parabéns pela declaração, Ministro Marcos Pontes. Levar o Pensamento Computacional para a sala de aula é essencial para que nossos estudantes estejam preparados para as competências e habilidades do século XXI. Obrigado! Veja o vídeo completo em: https://www.youtube.com/watch?v=kpOZKutgPDI - [Saiba mais]
28/07/20 - Curso gratuito de 11 semanas de Ciência da Computação de Harvard tem inscrições abertas!

Os interessados em estudar ciência da computação podem se inscrever no CC50 da Fundação Estudar, gratuitamente, que traz conteúdo traduzido na Universidade de Harvard.

São 11 semanas de aulas onde os interessados irão aprender desde noções básicas da computação até técnicas mais avançadas. O conteúdo também ajuda no processo de aprendizagem de linguagens como HTML, Java e SQL.

Os interessados podem se inscrever aqui: http://www.napratica.org.br/checkout/f034e2cb-28a3-47fc-959e-4790b4be7c66/ingressos - [Saiba mais]
14/07/20 - Conheça a linha do tempo da Computação

Download em: https://www.computacional.com.br/#atividades 💻🖥💾💿📀📱⌚️ - [Saiba mais]
09/07/20 - Encaminho a chamada de trabalhos e a divulgação do XXVIII Ciclo de Palestras em Novas Tecnologias na Educação (CICLO 2020). O CICLO 2020 deste ano será 100% Virtual, e realizar-se-á de 14 a 18 de Setembro de 2020, sob a organização e promoção do CINTED (Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O site é https://www.ufrgs.br/cinted/eventos/ciclo/xxviii/. Nele podem ser obtidas informações sobre o formato de submissão e maiores informações sobre o evento.

A data limite para a submissão de artigos é 3 de agosto de 2020, via JEMS, da SBC (https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=3572).

Autores são convidados a submeterem artigos inéditos, que não tenham sido publicados e nem estejam em processo de publicação em outros eventos ou periódicos.

A temática dos artigos pode envolver relatos, estudos, pesquisas e resultados derivados da atividade docente e de pesquisa relacionada com o uso das TICs na Educação.

Os tópicos de interesse desta edição estão relacionados a seguir, mas artigos abordando outros tópicos que envolvam o uso das TICs na Educação também poderão ser aceitos:

- Ambientes Virtuais de Aprendizagem

- Ambientes Imersivos 3D

- Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador

- Cursos Online Massivos Abertos (MOOCs)

- Ensino Mediado por Computador

- Educação a Distância, Ensino Online (mobile learning), Ensino Remoto e suas variações

- Informática na Educação Especial

- Inclusão digital

- Jogos Educativos

- Laboratórios digitais

- Metodologias Ativas

- Ontologias

- ***Pensamento Computacional***

- Projeto e Desenvolvimento de Objetos Educacionais, Objetos de Aprendizagem e Recursos Educacionais

- Repositórios de Conteúdo Educacional Digital

- Software-livre na Educação

- Tecnologias Tangíveis

- Teorias Educacionais Aplicadas às TICs

- TICs e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas

- Trajetórias de Aprendizagem

- Videoconferência

- Vídeo educacional

- Web semântica

Os artigos selecionados e apresentados no Ciclo de Palestras em Novas Tecnologias na Educação serão publicados como anais de evento. Os artigos que obtiverem as melhores avaliações durante o processo de revisão serão convidados a submeter uma versão estendida para a Revista Informática na Educação: Teoria & Prática (e-ISSN: 1982-1654 / ISSN: 1516-084X). - [Saiba mais]
05/07/20 - Fim da matemática como conhecemos? 🤔 - [Saiba mais]
23/04/20 - Ao vivo! - [Saiba mais]
09/03/20 - Saiu o AlgoCards 2020!

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1438522868-5-baralhos-algocards-2020-pensamento-computacional-_JM - [Saiba mais]
09/03/20 - ESTUDO DIZ QUAL HABILIDADE É ESSENCIAL PARA FORMAR BONS PROGRAMADORES

Spoiler: não é ser bom em Matemática 😲

Fonte: https://www.nature.com/articles/s41598-020-60661-8

"Ciências da Computação e Engenharia da Computação são cursos da área de Exatas, então espera-se que o conhecimento em matemática seja um diferencial para um bom programador, não? Bem, não exatamente... Um estudo conduzido na Universidade de Washington observou que a aptidão mais importante para codificadores é a capacidade de aprender idiomas.

"Muitas barreiras aos cursos de programação estão baseadas no estereótipo de que as habilidades de um bom programador estão centradas em matemática, mas não é isso que surgerem nossos dados", diz Chantel Prat, professora de psicologia que liderou o estudo publicado na Nature.

A pesquisa acompanhou pouco mais de 30 adultos enquanto eles aprendiam Python. Uma bateria de testes que avaliavam tudo: desde atenção à resolução de problemas, memória, habilidades numéricas, além de atividade cerebral em estado de repouso.

Os participantes que aprenderam Python com mais rapidez e precisão tinham fortes habilidades de linguagem, além de boas habilidades de memória e raciocínio. Matemática? Nem fez diferença.

Os pesquisadores acreditam que essa descoberta pode ajudar a mudar os programas de ensino, que tendem a excluir estudantes de Humanas com habilidades de linguagem de cursos voltados para programação (especialmente se os estudantes forem mulheres). "Principalmente se pensarmos que aprender a usar linguagens de programação modernas se assemelha a aprender uma linguagem natural, como francês ou chinês", afirma a professora."

Reportagem original: https://olhardigital.com.br/noticia/estudo-diz-qual-habilidade-e-essencial-para-formar-bons-programadores/97552 - [Saiba mais]

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O que é Pensamento Computacional?


Todas as definições foram extraídas de: BRACKMANN, Christian. Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através de Atividades Desplugadas na Educação Básica. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/172208.

"O Pensamento Computacional é uma distinta capacidade criativa, crítica e estratégica humana de saber utilizar os fundamentos da Computação nas mais diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de identificar e resolver problemas colaborativamente através de passos claros de tal forma que uma pessoa ou uma máquina possam executá-los eficazmente" (BRACKMANN, 2017)

"São habilidades comumente utilizadas na criação de programas computacionais como uma metodologia para resolver problemas específicos nas mais diversas áreas” (BUNDY, 2007) (NUNES, 2011)

“É o processo de reconhecer aspectos da computação em um mundo que nos cerca e, aplicar ferramentas e técnicas da Ciência da Computação para entender e argumentar sobre sistemas e processos naturais e artificiais” (FURBER, 2012)

“É uma abordagem usada para solução de problemas utilizando o que se sabe sobre Computação” (GOOGLE FOR EDUCATION, 2015)

“É desenvolver e empregar estratégias para entender e resolver problemas de forma a aproveitar o poder dos métodos tecnológicos para desenvolver e testar soluções” (ISTE, 2016)

“Pensar nos problemas de forma que um computador consiga solucioná-los”. “O Pensamento Computacional é executado por pessoas e não por computadores. Ele inclui o pensamento lógico, a habilidade de reconhecimento de padrões, raciocinar através de algoritmos, decompor e abstrair um problema” (LIUKAS, 2015)

“É uma das práticas fundamentais da Ciência da Computação, porém o termo não é de uso exclusivo da Computação e não é adequado para retratar a totalidade do campo” (McMASTER et al. 2010)

“A combinação do pensamento crítico com os fundamentos da Computação define uma metodologia para resolver problemas, denominada Pensamento Computacional. É uma distinta forma de pensamentos com conceitos básicos da Ciência da Computação para resolver problemas, desenvolver sistemas e para entender o comportamento humano, habilidade fundamental para todos” (WING, 2006)

“Processos de pensamento envolvidos na formulação de problemas e as suas soluções de modo que as mesmas são representadas de uma forma que pode ser eficazmente executada por um agente de processamento de informações” (WING, 2010)

“São os processos de pensamento envolvidos na formulação de um problema e que expressam sua solução ou soluções eficazmente, de tal forma que uma máquina ou uma pessoa possam realizar. É a automação da abstração e o ato de pensar como um Cientista da Computação” (WING, 2014)

“Mesmo após diversos estudos e quase uma década de esforços para definir o Pensamento Computacional, ainda existem críticas que sugerem que não sabemos o que o Pensamento Computacional significa ou sua forma de medir” (KURSHAN, 2016)

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TESE BRACKMANN - Pensamento Computacional Desplugado

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Mantenedor:
Prof. Dr. Christian Puhlmann Brackmann
brackmann@iffarroupilha.edu.br

Como referenciar:
BRACKMANN, Christian Puhlmann. Pensamento Computacional Brasil. 2020. Disponível em: http://www.computacional.com.br/ Acesso em: 03 08 2020.

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