25/03/24 - No dia 26/03, a partir das 14h30, vamos realizar o 2º encontro da série “Webinários sobre avaliação de competências digitais de estudantes”, que terá como tema “Quais competências digitais desenvolver e por que é indispensável avaliá-las?” no qual vamos entender o que são e a importância dessas competências e também trazer a BNCC Computação como uma normativa importante. O encontro contará com as participações de Daniela Costa, pesquisadora e coordenadora da pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras da TIC Educação, Ivan Siqueira, relator do parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a BNCC Computação e professor da UFBA, José Armando Valente, livre docente pela UNICAMP, Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e atualmente pesquisador do Projeto Maker Culture da Columbia University e Roseli de Deus Lopes, pesquisadora de tecnologias aplicadas à educação e professora associada da USP. Com a abertura de Graziela Castello, coordenadora da área de Métodos qualitativos e estudos setoriais no Cetic.br Nic.br. A série de webinários, que conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (@el_bid) e do Cetic.br (@nicbr), será transmitida ao vivo no Youtube da Fundação Telefônica Vivo! Saiba mais: https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/avaliacao-de-competencias-digitais-de-estudantes/ - [Saiba mais] | |
12/03/24 - https://porvir.org/o-que-educadores-precisam-aprender-para-comecar-a-usar-ia/ - [Saiba mais] | |
10/02/24 - Olá, pessoal! É com alegria que informamos que 1° lote das inscrições para o Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp 2024) estão abertas! O evento irá acontecer de forma totalmente online no período entre 22 a 27 de abril de 2024 com tema: Os desafios da Educação em Computação no contexto da popularização da Inteligência Artificial. SAIBA MAIS EM HTTPS://WWW.EDUCOMPBRASIL.ORG/SIMPOSIO/2024 Graziela Guarda Esdras Bispo Jr. - [Saiba mais] | |
01/02/24 - https://porvir.org/computador-de-bolso-revolucionar-programacao-escolas/ - [Saiba mais] |
A norma da Computação foi inicialmente prevista nas Resoluções CNE/CP 02/2017 e CNE/CP 04/2018 em todas as etapas de ensino. Em 17 de fevereiro de 2022, o parecer da Norma sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Tabelas de Habilidades e Competências foram aprovadas com louvor e unanimidade pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
A norma foi homologada no dia 30 de setembro de 2022 pelo Ministério da Educação (MEC) e publicada no Diário Oficial da União no dia 03 de outubro do mesmo ano.
A Resolução CEB 01/2022 define a norma como complemento à BNCC e dá outros encaminhamentos, tais como: o desenvolvimento de currículos pelas redes, formação inicial e continuada de professores, prazo de implementação e o estabelecimento de políticas públicas. A resolução entrou em vigor no dia 01 de novembro de 2022 definindo um prazo de um ano para as redes de ensino se adequarem. Em outras palavras, a partir do dia 01 de novembro de 2023, a Computação na Educação Básica passou a ser um direito de todos e não privilégio de alguns.
Em paralelo, a Política Nacional de Educação Digital (PNED) tramitou no Congresso e foi sancionada pelo presidente no dia 11 de janeiro de 2023. A Lei nº 14.533/23 que criou a PNED, também altera o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/1996), incluindo o ensino de computação, programação, robótica e outras competências digitais como um novo componente curricular no ensino fundamental e médio. O oitavo artigo da LDB também foi alterado, incluindo a avaliação do letramento e da educação digital nas escolas e das IES. Além disso, o PNED tem o intuito de facilitar o financiamento e formação adequada de professores, adequação das grades curriculares de cursos de licenciatura, oferta de cursos de Licenciatura em Computação, desenvolvimento de material didático, propiciar equipamentos e internet adequados às escolas e dá outros encaminhamentos.
A Computação na Educação Básica é dividida em três eixos:
Cultura Digital: Diz respeito à compreensão dos impactos da revolução digital e dos avanços do mundo digital na sociedade contemporânea, à construção de atitude crítica, ética e responsável em relação à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais. Também quanto aos usos das diferentes tecnologias digitais e aos conteúdos veiculados. Refere-se, ainda, à fluência no uso da tecnologia digital de forma eficiente, contextualizada e crítica.
Mundo Digital: Compreende artefatos digitais – físicos (computadores, celulares, tablets) e virtuais (internet, redes sociais, programas, nuvens de dados). Mundo digital diz respeito à informação, armazenamento, proteção, e uso de códigos para representar diferentes tipos de informação, formas de processar, transmitir e distribuí-la de maneira segura e confiável.
Pensamento Computacional: Conjunto de habilidades necessárias para compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e soluções de forma metódica e sistemática através do desenvolvimento da capacidade de criar e adaptar algoritmos. Utiliza-se de fundamentos da computação para alavancar e aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico em diversas áreas do conhecimento. (outras definições)
Conheça também o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)
Ele tem como principal objetivo apoiar redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares. O currículo atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, para implementação de práticas que ajudem a desenvolver nos alunos competências e habilidades relacionadas a tecnologia e a computação. Saiba mais
TESE / BRACKMANN - Pensamento Computacional Desplugado
Referencial Curricular em Inteligência Artificial no Ensino Médio
Facebook - Grupo Pensamento Computacional Brasil
Computer Science Teacher Association
LITE Univali - Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação
AVAMEC: Curso Introdução ao Pensamento Computacional
AVAMEC: Aplicações do Pensamento Computacional para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
AVAMEC: Aplicações do Pensamento Computacional para os Anos Finais do Ensino Fundamental
Conheça baralho de cartas pioneiro no desenvolvimento do Pensamento Computacional para todos!
Assista a vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=bX7w-JrC9mA
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Como referenciar:
BRACKMANN. Computacional: Educação em Computação. 2024. Disponível em: https://www.computacional.com.br/ Acesso em: 18 04 2024.
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